Veja fotos do Lamborghini Lanzador:
Explorando as possibilidades de um trem de força elétrico, o Lanzador define uma nova categoria, posicionada entre um supercarro, um Gran Turismo de quatro lugares, uma perua esportiva e um SUV superesportivo. Embalar um trem de força de combustão interna de alto desempenho em um veículo com esses volumes e formas seria difícil, se não impossível.
Mas este é um veículo conceitual e, assim, rodeado de mistérios: quais recursos serão levados ao carro de produção, e quais são fantasia de conceito? A Lamborghini ainda coletará a opinião de clientes da marca antes de definir a configuração final do seu futuro automóvel elétrico.
Leia mais:
- Maserati revela novo carro de corrida durante o Monterey Car Week
- Escalade IQ traz estilo e tela multimídia de 55 polegadas
- Dirigimos o Urus Performante, SUV radical da Lamborghini
Para gerenciar o torque elétrico instantâneo, a Lamborghini desenvolveu e adicionou muito mais sensores para coletar dados sobre o comportamento do veículo. O sistema é denominado Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata (LDVI). Considere isso uma elaboração adicional, um aumento do “supercérebro” que integra todas as funções do trem de força, frenagem, direção e suspensão.
À medida que chegam mais e mais supercarros e hipercarros elétricos, todos com níveis de torque que ninguém poderia imaginar uma ou duas décadas atrás, mais intervenções e controles eletrônicos surgem para domar um pouco do desempenho do veículo.
O Lanzador incorpora elementos aerodinâmicos ativos e passivos, incluindo uma variante do sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva, ou ALA, visto pela primeira vez no Aventador SVJ e no Huracán Performante. Desenvolvido durante o mandato de Stefano Domenicali como CEO, antes de ele sair para dirigir as corridas de Fórmula 1, é uma versão de produção do sistema de redução de arrasto da Fórmula 1 (DRS).
Neste caso, o ALA capta o fluxo de ar de alta velocidade por baixo do veículo e não só o lança através da asa traseira para aumentar ou diminuir a força descendente, mas também para o difusor sob o para-choques. É provável que esse avanço técnico chegue à produção, independentemente da aparência real do carro. Nada aqui é revolucionário, mas a Lamborghini está aprimorando seu manual aerodinâmico.
Lendo nas entrelinhas, pode-se concluir que a Lamborghini empregou o “kit de ferramentas de engenharia” e as lições de engenharia duramente conquistadas do Taycan Turbo S, que combina uma incrível aceleração com o manuseio esperado de um Porsche. A Lamborghini também não revelou se o veículo tem a caixa de câmbio de uma marcha, montada na parte traseira, como no esportivo alemão. Em alguns anos, será interessante saber onde a Lamborghini comprou ingredientes de engenharia para criar seu próprio veículo elétrico.
Temos vários anos para esperar, e muito pode mudar ao longo do caminho até a produção. Mas, fica claro que o Lanzador deverá ser um fantástico superesportivo elétrico para o dia a dia.
*Como editor de revistas e profissional de marketing de montadoras, Mark Ewing passou sua vida em torno de carros esportivos e especiais. Twitter: @markewing1941.