Eduque os consumidores sobre os benefícios do elétrico
A maioria dos consumidores não percebe que os veículos elétricos são mais avançados tecnicamente e menos complexos mecanicamente do que os seus homólogos a combustão. Isto significa que oferecem conveniências mais inovadoras (por exemplo, ecrãs digitais, controle de cruzeiro adaptativo, etc.), requerem menos manutenção e são mais fiáveis do que aqueles a gasolina, a diesel ou híbridos.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.
Além disso, os EVs aquecem instantaneamente nas manhãs frias (não há necessidade de óleo e líquido de arrefecimento para fornecer ar quente na cabine), não exigem períodos de amaciamento e podem ser totalmente carregados em casa – os proprietários talvez nunca precisem visitar uma estação pública. Os fabricantes de automóveis devem enfatizar as vantagens desses modelos, acrescentando uma forte proposta de valor, e não vendê-los com incentivos e descontos.
Melhorar a infraestrutura de carregamento
Considerando que um EV típico precisa de cerca de 25 minutos em um carregador de alta potência para restaurar 80% da bateria, é uma longa espera para um proprietário tolerar. Os compradores de veículos eléctricos não ficarão satisfeitos até que a infraestrutura de carregamento rivalize com a conveniência do reabastecimento de combustão – praticamente uma a cada esquina.
Aumente o alcance do veículo para 720 quilômetros
A maioria dos veículos movidos a combustão pode rodar entre 480 e 720 km com um tanque cheio. Em 2021, o EV médio oferecia uma autonomia de aproximadamente 375 km. Hoje, esse número oscila pouco abaixo dos 480 km – uma melhoria, mas ainda não o suficiente para eliminar a temida “ranger anxiety” que a maioria dos compradores teme. Se as montadoras pudessem aumentar o alcance do EV médio para até 720 km, a “ansiedade de alcance” seria uma coisa do passado. E se todos os proprietários de veículos elétricos tivessem carregadores de nível 2 em suas residências, permitindo que os proprietários acordassem com a bateria totalmente carregada todas as manhãs, a autonomia seria um ponto discutível para quase todos os proprietários.
Leia mais:
- VW aposta na tradição das peruas para ampliar oferta de elétricos
- Por que o TX deveria ser o próximo SUV da Lexus no Brasil
- Como a JLR planeja investir R$ 90 bilhões em carros elétricos
Financiamentos especiais e mais longos
A maioria dos empréstimos para automóveis hoje tem prazos de 72 meses, o que se alinha com a vida útil típica de um carro a combustão. Os EVs duram muito mais e requerem menos manutenção, por isso não há razão para que os fabricantes de automóveis (e instituições de crédito) não possam oferecer empréstimos de 120 meses para esses clientes. A combinação de prazos alargados com incentivos fiscais e descontos poderia tornar a compra de um carro elétrico uma proposta muito atrativa e de valor acrescentado para o típico comprador de um carro novo.
Apelo às mulheres com maior segurança
Um estudo recente da Geotab, líder global em tecnologia de veículos conectados, entrevistou mais de 1.000 homens e mulheres no Canadá e nos Estados Unidos. No primeiro, os homens chegam a 74% dos proprietários de EV, enquanto nos EUA representam 72% – revelando que existem barreiras para as mulheres na adoção deste tipo de automóvel.
A Geotab descobriu que 30% das mulheres canadenses e 43% das mulheres norte-americanas tinham preocupações quanto à segurança sobre os locais de carregamento de veículos elétricos. Mais especificamente, descobriram que “a importância de estações de carregamento acessíveis e bem iluminadas em áreas menos remotas influenciaria a sua decisão de compra de um EV”. Mais de 20% das mulheres entrevistadas disseram que “o aumento da segurança em torno das estações de carregamento é um fator convincente para a próxima compra de um veículo”.
*Michael Harley é um especialista da indústria automotiva que ocupou cargos importantes na Kelley Blue Book, J.D. Power and Associates, Autoblog, AutoWeb, Autotrader, CarExpert e Autobytel. Como um respeitado analista da indústria, foi citado pelo Wall Street Journal, New York Times, Los Angeles Times e USA Today. Michael apareceu no Good Morning America da ABC, CBS, NBC e Fox News, e seu trabalho apareceu nas revistas Forbes, New York Daily News, European Car, Excellence, Robb Report e Panorama. Michael atuou como jurado do North American Car, Utility and Truck of the Year (NACTOY) e World Car Awards (WCA), e atuou como presidente da Motor Press Guild, a maior associação de mídia profissional da América do Norte. Ele também é membro do Trunk Slammers, uma sociedade apenas para convidados de motoristas entusiastas. Seu primeiro livro, One More Than 10: Singer and the Porsche 911, foi publicado em 2015. Michael e sua família moram no sul da Califórnia.
(Traduzido por Rodrigo Mora).