Cinco caminhos para as montadoras aumentarem as vendas de carros elétricos

11 de novembro de 2023
Foto: divulgação

Volvo C40 e Volvo XC40 são abastecidos em posto de recarga rápida em Cajati (SP)

As vendas de veículos elétricos (EVs) diminuíram à medida que a maioria dos compradores pioneiros, os chamados “early adopters”, já adquiriu seu primeiro elétrico, quando não está no segundo exemplar. Aqui estão cinco maneiras pelas quais as montadoras podem reviver, rejuvenescer e aumentar as vendas de EVs:

Eduque os consumidores sobre os benefícios do elétrico

A maioria dos consumidores não percebe que os veículos elétricos são mais avançados tecnicamente e menos complexos mecanicamente do que os seus homólogos a combustão. Isto significa que oferecem conveniências mais inovadoras (por exemplo, ecrãs digitais, controle de cruzeiro adaptativo, etc.), requerem menos manutenção e são mais fiáveis ​​do que aqueles a gasolina, a diesel ou híbridos.

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Além disso, os EVs aquecem instantaneamente nas manhãs frias (não há necessidade de óleo e líquido de arrefecimento para fornecer ar quente na cabine), não exigem períodos de amaciamento e podem ser totalmente carregados em casa – os proprietários talvez nunca precisem visitar uma estação pública. Os fabricantes de automóveis devem enfatizar as vantagens desses modelos, acrescentando uma forte proposta de valor, e não vendê-los com incentivos e descontos.

Melhorar a infraestrutura de carregamento

Um estudo da Coast concluiu recentemente que os EUA têm em média cerca de 104 bombas de gasolina por 1.600 quilômetros rodoviários, em comparação com apenas 22 estações de recarregamento de elétricos.

Considerando que um EV típico precisa de cerca de 25 minutos em um carregador de alta potência para restaurar 80% da bateria, é uma longa espera para um proprietário tolerar. Os compradores de veículos eléctricos não ficarão satisfeitos até que a infraestrutura de carregamento rivalize com a conveniência do reabastecimento de combustão – praticamente uma a cada esquina.

Aumente o alcance do veículo para 720 quilômetros

A maioria dos veículos movidos a combustão pode rodar entre 480 e 720 km com um tanque cheio. Em 2021, o EV médio oferecia uma autonomia de aproximadamente 375 km. Hoje, esse número oscila pouco abaixo dos 480 km – uma melhoria, mas ainda não o suficiente para eliminar a temida “ranger anxiety” que a maioria dos compradores teme. Se as montadoras pudessem aumentar o alcance do EV médio para até 720 km, a “ansiedade de alcance” seria uma coisa do passado. E se todos os proprietários de veículos elétricos tivessem carregadores de nível 2 em suas residências, permitindo que os proprietários acordassem com a bateria totalmente carregada todas as manhãs, a autonomia seria um ponto discutível para quase todos os proprietários.

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Financiamentos especiais e mais longos

A MarketWatch afirma: “As taxas médias de juros de empréstimos para automóveis em todos os perfis de crédito variam de 5,07% a 14,18% para carros novos”. Como o veículo eléctrico médio tem um prêmio de US$ 12 mil em relação ao seu homólogo a combustão e com taxas de juro elevadas, um EV acrescenta um encargo financeiro adicional significativo quando os compradores calculam o seu pagamento.

A maioria dos empréstimos para automóveis hoje tem prazos de 72 meses, o que se alinha com a vida útil típica de um carro a combustão. Os EVs duram muito mais e requerem menos manutenção, por isso não há razão para que os fabricantes de automóveis (e instituições de crédito) não possam oferecer empréstimos de 120 meses para esses clientes. A combinação de prazos alargados com incentivos fiscais e descontos poderia tornar a compra de um carro elétrico uma proposta muito atrativa e de valor acrescentado para o típico comprador de um carro novo.

Apelo às mulheres com maior segurança

Um estudo recente da Geotab, líder global em tecnologia de veículos conectados, entrevistou mais de 1.000 homens e mulheres no Canadá e nos Estados Unidos. No primeiro, os homens chegam a 74% dos proprietários de EV, enquanto nos EUA representam 72% – revelando que existem barreiras para as mulheres na adoção deste tipo de automóvel.

A Geotab descobriu que 30% das mulheres canadenses e 43% das mulheres norte-americanas tinham preocupações quanto à segurança sobre os locais de carregamento de veículos elétricos. Mais especificamente, descobriram que “a importância de estações de carregamento acessíveis e bem iluminadas em áreas menos remotas influenciaria a sua decisão de compra de um EV”. Mais de 20% das mulheres entrevistadas disseram que “o aumento da segurança em torno das estações de carregamento é um fator convincente para a próxima compra de um veículo”.

 

*Michael Harley é um especialista da indústria automotiva que ocupou cargos importantes na Kelley Blue Book, J.D. Power and Associates, Autoblog, AutoWeb, Autotrader, CarExpert e Autobytel. Como um respeitado analista da indústria, foi citado pelo Wall Street Journal, New York Times, Los Angeles Times e USA Today. Michael apareceu no Good Morning America da ABC, CBS, NBC e Fox News, e seu trabalho apareceu nas revistas Forbes, New York Daily News, European Car, Excellence, Robb Report e Panorama. Michael atuou como jurado do North American Car, Utility and Truck of the Year (NACTOY) e World Car Awards (WCA), e atuou como presidente da Motor Press Guild, a maior associação de mídia profissional da América do Norte. Ele também é membro do Trunk Slammers, uma sociedade apenas para convidados de motoristas entusiastas. Seu primeiro livro, One More Than 10: Singer and the Porsche 911, foi publicado em 2015. Michael e sua família moram no sul da Califórnia.

(Traduzido por Rodrigo Mora).