Ford lança picape de corrida na terra por R$ 450 mil

25 de novembro de 2023
Foto: divulgação

Com motor de 397 cv, Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto

Aproveitando o crescimento do mercado de picapes, a Ford amplia a linha Ranger com o modelo Raptor. Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. De porte médio, seu preço é de picape grande: R$ 448.600.

Veja fotos da Ranger Raptor:

Ford Ranger Raptor chega por R$ 448.600
Destaque na cabine são os bancos concha com estrutura de espuma preparada para absorção de impactos
Volante exclusivo traz marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha em magnésio
Destaque na cabine são os bancos concha com estrutura de espuma preparada para absorção de impactos
Ford Ranger Raptor
Amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5 se adaptam às condições do terreno
Externamente, destaque para os faróis LED Matrix, com foco variável e direcional e para a grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes
Rodas de liga leve de 17” vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road
Ranger Raptor tem motor de 397 cv e faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
Ford Ranger Raptor

Equipada com motor 3.0 V6 biturbo – de 397 cv e 59,45 kgfm de torque e acoplado a uma transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva –, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Para suportar tal desempenho, o chassi foi redesenhado, a suspensão ganhou amortecedores de competição (da marca Fox) e as rodas e pneus são especiais.

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Há sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Com carroceria mais alta e mais larga, sua capacidade de imersão em relação à Ranger convencional saltou para 850 mm.

“A Ranger Raptor inaugura um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e chega para ocupar um espaço em branco no mercado.”, explica Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford.

No interior, o volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.

Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com excelente apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em dez níveis. O motorista conta ainda com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da Bang & Olufsen.

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Externamente, destaque para os faróis LED Matrix, com foco variável e direcional; e para a grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com um design exclusivo que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.

Quanto à segurança, a Range Raptor oferece controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.

De acordo com a Ford, a Ranger Raptor foi desenvolvida e validada nos ambientes de teste mais severos, com o uso de técnicas de direção de competição (Baja) e rodagem de durabilidade feita no deserto, em condições que equivalem a mais de dez anos de uso do veículo.

“Esse programa incluiu 39.500 km de testes estruturais e de motorização e 1.600 km em velocidade máxima em situações extremas fora de estrada. Para a validação local, foram feitos ainda 50.000 km de testes em ambiente real no Brasil”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da plataforma Ranger da Ford América do Sul.