Após atraso de quatro anos, Tesla entrega primeiras unidades da Cybertruck

4 de dezembro de 2023
Foto: divulgação

Primeiras dez unidades da Cybertruck foram entregues durante evento no Texas

Mais de quatro anos depois de revelar sua picape distópica e conceitual, a Tesla entregou as dez primeiras unidades da Cybertruck a clientes, com direito a uma cerimônia em sua mega fábrica do Texas, na última quinta-feira (30).

Veja fotos da Tesla Cybertruck:

Picape pode ter até três motores elétricos e começa em US$ 60 mil
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck chega atrasada quatro anos e mais cara do que previsto
Tesla Cybertruck
Picape vem equipada com pneus off-road de 35 polegadas
Tesla Cybertruck
Caçamba tem capacidade para 2.830 litros
Tesla Cybertruck
Caçamba é protegida com uma capa eletricamente deslizante
Tesla Cybertruck
“É uma picape incrivelmente útil”, segundo Elon Musk, CEO da Tesla
“É uma picape incrivelmente útil”, segundo Elon Musk, CEO da Tesla
Tesla Cybertruck
Interior minimalista segue receita dos demais modelos da marca
Tesla Cybertruck
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Picape pode ser equipada com até três motores e chegar aos 100 km/h em 2,6 segundos
Tesla Cybertruck

A Cybertruck estreou em novembro de 2019 como uma fera de traços angulares com autonomia, capacidade e preço incomparáveis. Quatro anos depois, o preço disparou e a primeira picape da Tesla não é tão impressionante quanto prometido originalmente.

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Serão três configurações. O modelo básico, de tração traseira, tem um motor elétrico e preço estimado em US$ 60.990 (acima dos US$ 40 mil declarados em 2019). A versão com tração integral vem com dois motores e custará cerca de US$ 80 mil (originalmente US$ 50 mil); a versão topo de linha, chamada de Cyberbeast, é equipada com três motores elétricos e preço na casa dos US$ 100 mil.

A estreia oficial das versões mais caras será no próximo ano, enquanto o modelo básico ficou para 2025. No evento de entrega aos dez primeiros proprietários apenas a Cyberbeast foi revelada. Quando chegar de verdade, a Cybertruck competirá com a Rivian R1T, a Ford F-150 Lightning, a Chevrolet Silverado EV e a Ram 1500 Ramcharger.

O CEO da Tesla, Elon Musk, liderou o evento na frente de seus fãs, analisando as principais estatísticas da Cybertruck. A cerimônia também foi transmitida ao vivo em sua plataforma de mídia social X.

Sua característica mais reconhecível é a carroceria, que a Tesla chama de exoesqueleto. Originalmente era para ser de aço inoxidável laminado a frio, mas na vida real é composta de uma liga personalizada. “Este metal não existia antes”, se gabou Musk durante a apresentação. O efeito é semelhante ao do DeLorean DMC-12, que parece uma prataria com rodas.

Os vidros são blindados. Quando perguntado por que os tornou à prova de balas, Musk retrucou: “Por que não?”.

A montadora atualizou algumas de suas promessas, dizendo agora que a carga útil é de 1.135 kg, não mais 1.590 kg. A caçamba de 2.830 litros é protegida com uma capa eletricamente deslizante. Musk já demonstrou sua resistência ficando em pé sobre o equipamento.

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Dependendo da configuração, a Cybertruck será capaz de rebocar até 5 toneladas (abaixo da promessa anterior de 6,3 toneladas) e terá um alcance de 400, 515 e 547 quilômetros na versão básica, na Cyberbeast e na de tração integral, respectivamente. A aceleração até os a  km/h é feita em 6,5 segundos no modelo com um motor, e de 4,1 segundos e 2,6 segundos nos modelos equipado com dois e três motores.

A suspensão pneumática é ajustável e chega a 43 centímetros do solo. Além disso, a picape tem ângulos de entrada e saída de 35 e 28 graus, respectivamente, além de pneus de 35 polegadas. O peso bruto total é de 3.107 kg. Há também sistema de esterçamento das quatro rodas.

“É uma picape incrivelmente útil”, disse Musk no evento. “Não é um espetáculo grandioso, como eu”, brincou.

Por dentro, a Cybertruck oferece capacidade para até seis pessoas e armazenamento auxiliar sob o banco traseiro. Tal como acontece com outros Teslas, a picape terá uma enorme tela sensível ao toque que controla tudo, desde configurações de áudio até ligar os gigantescos limpadores de para-brisa, que mede 43 cm de canto a canto. Terá sistema steer-by-wire e direção nas quatro rodas. Terá uma arquitetura de 48 volts, uma inovação e um afastamento do sistema habitual de 12 volts.

Espera-se que o Cybertruck ofereça a chamada tecnologia Full Self-Driving da Tesla, presumindo que a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) não o proíba. Isso porque o sistema de direção autônoma da companhia está sob escrutínio após vários incidentes graves.

Uma vez apontada como uma alternativa acessível à Ford F-150 Lightning topo de linha, que atinge a marca de US$ 90 mil, os preços crescentes da Cybertruck a tornam uma compra de luxo de nicho.