Veja fotos da Tesla Cybertruck:
A Cybertruck estreou em novembro de 2019 como uma fera de traços angulares com autonomia, capacidade e preço incomparáveis. Quatro anos depois, o preço disparou e a primeira picape da Tesla não é tão impressionante quanto prometido originalmente.
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Serão três configurações. O modelo básico, de tração traseira, tem um motor elétrico e preço estimado em US$ 60.990 (acima dos US$ 40 mil declarados em 2019). A versão com tração integral vem com dois motores e custará cerca de US$ 80 mil (originalmente US$ 50 mil); a versão topo de linha, chamada de Cyberbeast, é equipada com três motores elétricos e preço na casa dos US$ 100 mil.
O CEO da Tesla, Elon Musk, liderou o evento na frente de seus fãs, analisando as principais estatísticas da Cybertruck. A cerimônia também foi transmitida ao vivo em sua plataforma de mídia social X.
Sua característica mais reconhecível é a carroceria, que a Tesla chama de exoesqueleto. Originalmente era para ser de aço inoxidável laminado a frio, mas na vida real é composta de uma liga personalizada. “Este metal não existia antes”, se gabou Musk durante a apresentação. O efeito é semelhante ao do DeLorean DMC-12, que parece uma prataria com rodas.
Os vidros são blindados. Quando perguntado por que os tornou à prova de balas, Musk retrucou: “Por que não?”.
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Dependendo da configuração, a Cybertruck será capaz de rebocar até 5 toneladas (abaixo da promessa anterior de 6,3 toneladas) e terá um alcance de 400, 515 e 547 quilômetros na versão básica, na Cyberbeast e na de tração integral, respectivamente. A aceleração até os a km/h é feita em 6,5 segundos no modelo com um motor, e de 4,1 segundos e 2,6 segundos nos modelos equipado com dois e três motores.
A suspensão pneumática é ajustável e chega a 43 centímetros do solo. Além disso, a picape tem ângulos de entrada e saída de 35 e 28 graus, respectivamente, além de pneus de 35 polegadas. O peso bruto total é de 3.107 kg. Há também sistema de esterçamento das quatro rodas.
Por dentro, a Cybertruck oferece capacidade para até seis pessoas e armazenamento auxiliar sob o banco traseiro. Tal como acontece com outros Teslas, a picape terá uma enorme tela sensível ao toque que controla tudo, desde configurações de áudio até ligar os gigantescos limpadores de para-brisa, que mede 43 cm de canto a canto. Terá sistema steer-by-wire e direção nas quatro rodas. Terá uma arquitetura de 48 volts, uma inovação e um afastamento do sistema habitual de 12 volts.
Espera-se que o Cybertruck ofereça a chamada tecnologia Full Self-Driving da Tesla, presumindo que a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) não o proíba. Isso porque o sistema de direção autônoma da companhia está sob escrutínio após vários incidentes graves.
Uma vez apontada como uma alternativa acessível à Ford F-150 Lightning topo de linha, que atinge a marca de US$ 90 mil, os preços crescentes da Cybertruck a tornam uma compra de luxo de nicho.