Ambos os SUVs, intimamente relacionados e construídos na mesma linha de produção em Melfi, Itália, fazem hora extra por lá. Em 2021, o sindicato da fábrica de Melfi, UILM (Unione Italiana Lavoratori Metalmeccanici), anunciou que a Stellantis iria reequipar a fábrica para a produção de carros elétricos a partir de 2024. Agora, essa linha de produção precisa ser liberada. Mas mesmo que isso não tivesse acontecido , esses designs antigos tornaram-se cada vez mais difíceis de vender em suas faixas de preço.
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Surpreendentemente, nenhum deles será substituído, pelo menos não aqui. Na Europa, o Jeep Avenger e o Fiat 600 assumirão o seu papel. Ambos os novos modelos são oferecidos como modelos movidos a gasolina ou totalmente elétricos (Avenger EV e 600e), mas não são destinados aos EUA.
É um final bastante tranquilo para ambos os veículos, embora eles tenham histórico totalmente diferente com os consumidores. O Renegade estreou com muito alarde e grandes multidões no Salão Internacional do Automóvel de Nova York de 2014, enquanto o 500X apareceu na edição de 2015 do mesmo salão, porém com uma recepção mais fria.
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O Fiat sempre jogou com estilo e esportividade, enquanto o exterior “Tonka toy” do Jeep e a versão Trailhawk enfatizavam a robustez. Ambos pareciam perfeitamente sincronizados com a mudança dos consumidores para pequenos crossovers, e o 500X parecia que poderia ajudar a Fiat a ganhar alguma força com os consumidores norte-americanos. Não foi exatamente assim que funcionou.
Parte do motivo? A pequena rede de revendedores da Fiat, o espaço traseiro para passageiros e carga restrito em ambos e um consumo de combustível medíocre com seus motores (opcionais) de quatro cilindros e 2,4 litros.
Ambas as marcas continuaram atualizando os crossovers em 2021, eventualmente adicionando modernos sistemas de infoentretenimento, equipamento de assistência ao motorista opcional e um motor opcional mais eficiente (um turbo de 1,3 litro da Fiat), mas então concorrentes mais novos, como o Hyundai Kona e o Mazda O CX-30, ambos com mais espaço e interiores mais agradáveis, estavam disponíveis por menos dinheiro.
A marca italiana tem estado quase invisível nos EUA desde que o 500X se tornou seu único modelo à venda por lá, com menos de 500 carros emplacados em 2022. As vendas do Renegade, por sua vez, caíram mais de 56% de 2020 a 2022 e caíram mais 35% este ano.
Uma rápida pesquisa em listagens de carros novos, no entanto, revela milhares de Renegades à venda por muito menos e, em alguns casos, é possível adquirir um Renegade Latitude por menos de US$ 20 mil, pelo menos. Isso é menos verdadeiro no caso do 500X, mas, mesmo assim, também existem centenas deles nos lotes dos revendedores.
Agora que ambos os veículos estão oficialmente de saída, espere descontos ainda maiores.
(Traduzido por Rodrigo Mora)