Ferrari antiga pode alcançar R$ 186 milhões em leilão; veja fotos

13 de janeiro de 2024
Foto: divulgação

RM Sotheby´s espera arrecadar entre US$ 34 milhões e US$ 38 milhões por Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”

Uma antiga e raríssima Ferrari de corrida será leiloada em 23 de fevereiro, em Detroit (EUA), pela RM Sotheby’s, que espera arrematar entre US$ 34 milhões e US$ 38 milhões pelo modelo – o equivalente a R$ 166 milhões e R$ 186 milhões.

Veja fotos da antiga Ferrari 250 Testa Rossa “Pontoon Fendered”:

Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”
Ferrari 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”

Trata-se de uma 250 Testa Rossa 1958 “Pontoon Fendered”, com carroceria esculpida por Sergio Scaglietti. Eleva a cobiça dos colecionadores o fato de ser um dos escassos exemplares desta versão com motor e câmbio “matching numbers”, ou seja, originais de fábrica.

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Se atingir o valor estimado, se tornará o quinto clássico mais caro já leiloado em um ranking dominado pela própria marca italiana.

Há inclusive comprovação da própria Ferrari em seu Red Book, após o esportivo ter sido submetido a uma restauração completa pelo departamento de clássicos da marca, o Ferrari Classiche. Com chassis número 0738 TR, competiu em cerca de 20 corridas, tendo conquistado quatro vitórias. De acordo com a casa de leilões, o carro pertenceu a uma importante coleção americana por mais de uma década.

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Exemplares da Ferrari 250 Testa Rossa raramente são colocadas à venda e, como acontece com a maioria das outras variantes da série 250, os preços dispararam nos últimos anos. Uma dessas foi vendida em 2009 por US$ 16,4 milhões, na época, um recorde mundial para um carro vendido em leilão. Em 2014, um comerciante de carros antigos do Reino Unido vendeu uma US$ 40 milhões – e não se tratava de uma “Pontoon Fendered”.

Shelby Myers, chefe global de vendas privadas da RM Sotheby’s, disse: “Quando comparada à Ferrari mais reverenciada, a 250 GTO, a Testa Rossa supera em muito o recorde em competições, sobretudo por ter vencido as 24 Horas de Le Mans quatro vezes. Também é muito mais rara em termos do número total de unidades produzidas. Sua raridade, a experiência de capota aberta e o design icônico de “para-lama de pontão”, presente em apenas 19 carros, elevam-na ao nível da arte de Michelangelo e Bernini.”

Myers ainda explicou que “nenhuma coleção de classe mundial está completa sem a obra-prima que é a Ferrari 250 Testa Rossa, o epítome da arte rolante. Essas oportunidades raramente surgem e são oferecidas de forma adequada através do Sotheby’s Sealed, o nosso método de aquisição mais exclusivo.”