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Cobrindo as apostas, a Porsche está investindo em atualizações de seus atuais veículos híbridos para mantê-los relevantes e atualizados. O Cayenne recebeu uma lista saudável de atualizações no ano passado e agora é a vez do Panamera. A marca considera que esta é sua terceira geração, mas está mais para uma segunda geração com mudanças significativas.
Veja fotos do Porsche Panamera Turbo E-Hybrid 2024:
O maior avanço do Panamera está oculto: uma suspensão ativa disponível como opcional nos modelos E-Hybrid. O recurso teve 15 minutos de fama no início dos anos 1990, mas rapidamente perdeu popularidade nos veículos de luxo de produção. Naquela época, a suspensão ativa era simplesmente muito complicada, com benefícios reais limitados, e não estava pronta para o horário nobre. Engraçado, mas nas corridas a história era totalmente diferente: a suspensão ativa funcionava tão bem nos carros de Fórmula 1 da Williams-Renault da época que a tecnologia foi banida.
O amortecedor em forma de tubo tem duas válvulas, de modo que o movimento do pistão interno pode ser controlado na compressão (quando você bate em um solavanco e a roda sobe) e no rebote (quando a pressão dentro do amortecedor empurra a roda e puxa de volta para baixo firmemente).
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Imagine lançar seu Panamera Turbo E-Hybrid em uma saborosa curva à direita de uma montanha ou em uma rampa de acesso de rodovia suave e extensa que absolutamente deve ser atacada todos os dias no caminho para casa. As bombas elétricas aumentarão a pressão nos amortecedores do lado esquerdo, que farão “supino” contra as forças da física para evitar que o Panamera tombe muito ou muito rapidamente.
Novos motores e interior renovado
Há também atualizações nos motores a gasolina. A Porsche está apelidando o V8 biturbo de 4 litros de “novo”, mas é mais uma questão de esforço para produzir maior potência e torque. Os injetores de combustível injetam gás no motor a uma pressão mais alta. As árvores de cames abrem as válvulas com mais precisão e profundidade para melhorar a respiração. Os “embaixadores da Porsche” na imprensa dirão que é um “motor maravilhoso” totalmente novo, mas na realidade é uma evolução muito boa.
Em resumo, o Panamera Turbo E-Hybrid passa a oferecer nada menos do que 670 cv de potência e 94,7 kgfm de torque. Como um veterano, ainda tenho dificuldade em compreender carros capazes de ir ao supermercado com a vovó no banco do passageiro e, ao mesmo tempo, chegarem a quase 700 cavalos de potência. Esta é uma das vantagens de tanta magia eletrônica. Vivemos numa era de ouro de potência e torque. Podemos ficar com os olhos turvos em relação ao passado, mas hoje podemos escolher entre muitos dos melhores motores de todos os tempos.
A arquitetura fundamental foi preservada, mas a maior parte da carroceria é nova, exceto os revestimentos das portas. O Turbo E-Hybrid tem painel frontal e traseiro exclusivos, e também um difusor traseiro distinto, importante em um carro capaz de atingir facilmente velocidades de três dígitos em poucos segundos. Se você tiver acesso a uma pista de aeroporto ou puder alugar o Cabo Canaveral, a velocidade máxima é de 310 km/h.
Durante décadas era possível encomendar um 911 pintado na cor do batom de uma namorada – quantos dentistas recém-divorciados fizeram isso na década de 1990? Mas, agora a Porsche reuniu todos os seus esforços de personalização num único grupo, aplicado em toda a empresa. No recente salão do automóvel de Xangai, a Porsche revelou um Panamera Turbo E-Hybrid que recebeu o tratamento completo.
Entre seus principais concorrentes estão o BMW M8 Gran Coupe e o Mercedes-AMG GT 63 –todos carros excepcionais para o dia a dia.
Desde os dias do Porsche Engineering Bureau e do Dr. Ferdinand, a Porsche só busca programas que rendem dinheiro – nada de projetos vaidosos, nada de pó mágico, nada de perseguir unicórnios. No final das contas, o objetivo da Porsche é vender carros para indivíduos de sucesso e, assim, obter lucro.
*Como editor de revistas e profissional de marketing de montadoras, Mark Ewing passou sua vida em torno de carros esportivos e especiais. Twitter: @markewing1941.
(Traduzido por Rodrigo Mora).