De olho no mercado de autopeças – que somente em 2022 movimentou R$ 61 bilhões no Brasil, sendo 20% de peças originais (OEM) e 80% de reposição e pós-vendas (IAM) – a Stellantis anunciou na última sexta-feira (19) a compra de 70% da Comercial Automotiva, dona das marcas DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel.
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O foco inicial será na DPaschoal, que tem mais de 120 lojas próprias estabelecidas em 14 estados, além de 28 centros de distribuição de peças e pneus. Com quase 3 mil colaboradores, a Comercial Automotiva/DPaschoal encerrou 2023 com o faturamento de R$ 2,6 bilhões.
A aquisição do negócio que amplia a participação da Stellantis no mercado de pós-venda faz parte de um contexto global de verticalização em vários setores.
“Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030 e, com essa aquisição, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul. É um passo coerente que se soma à recente aquisição da Norauto na Argentina, empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos”, exemplifica Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
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Em outubro, a empresa anunciou que investirá cerca de 1,5 bilhão de euros para adquirir aproximadamente 20% da Leapmotor, buscando acelerar o negócio global de veículos de energia integrada (NEVs).
Isso poucos dias depois de ampliar sua participação acionária na McEwen Copper, uma subsidiária da mineradora canadense McEwen Mining, produtora de cobre na Argentina.
Também no ano passado a Stellantis concluiu a compra de 33,3% da Symbio, líder em mobilidade de hidrogênio de emissão zero.