BYD planeja nova fábrica de veículos elétricos no México

14 de fevereiro de 2024

A BYD ultrapassou a Tesla no número de vendas no ultimo trimestreA BYD, da China, está considerando a possibilidade de estabelecer uma fábrica no México, já que a fabricante de veículos elétricos pretende estabelecer um centro de exportação para os Estados Unidos.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A BYD, que ultrapassou a rival Tesla Inc como a maior produtora de veículos elétricos por vendas no trimestre anterior, lançou um estudo de viabilidade para a nova fábrica e está negociando com autoridades governamentais em vários níveis sobre a localização e outros termos, informou o Nikkei.

A empresa chinesa, que tem suas vendas concentradas no gigante asiático, tem como objetivo expandir sua presença global e está construindo novas fábricas no exterior, bem como expandindo as exportações da China.

“A produção no exterior é indispensável para uma marca internacional”, disse o CEO da BYD México, Zhou Zou, à Nikkei.

No Brasil, a BYD planeja investir R$3 bilhões para construir uma fábrica, lembrou a Nikkei.

O complexo de Camaçari/BA, antiga planta da Ford, será adaptado para produzir carros híbridos flex plugáveis (como o Song Plus) e elétricos (Dolphin e Yuan Plus), caminhões leves e chassis de ônibus (ambos elétricos), além de uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato (metais usados em baterias) para exportação. A BYD garante que a fábrica é a primeira desse porte fora do país de origem e será capaz de produzir até 150 mil unidades por ano.

No mês passado, Elon Musk da Tesla previu que as montadoras chinesas “demolirão” as rivais globais sem a imposição de barreiras comerciais.

(Com informações da Reuters)