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Diferente de seus antecessores, não é uma mera tradução dos veículos da romena Dacia – a marca de carros simples do Renault Group – para o mercado brasileiro, mas sim um dos protagonistas do Renault International Game Plan 2027, nova estratégia da empresa que consumirá 3 bilhões de euros para lançar oito modelos e reposicionar a marca em segmentos de maior valor fora da Europa.
Veja galeria de fotos do Renault Kardian:
O Kardian (franceses pronunciam “Kardiãn”) é o primeiro nascido da Renault Group Modular Platform, arquitetura baseada na europeia CMF-B. Ser modular significa que a seção dianteira é fixa, mas a central tem quatro opções comprimento (curto, médio, longo e extralongo) e a traseira, três (médio, longo e extralongo). O que se traduz em entre-eixos que vão de 2,60 – como o do Kardian – a 2,95 metros.
Suspensões e sistemas de freios, direção, arrefecimento, exaustão e alimentação também são novos. Até os pedais e as estruturas dos bancos foram reformulados. Há seis airbags, assistente de partida em rampa e faróis em LED desde a versão de entrada, Evolution, de R$ 112.790. Versão Techno, de R$ 122.990, acrescenta freio de estacionamento eletrônico, alerta de colisão frontal e frenagem de emergência
Como anda
Uma plataforma completamente nova como a RGMP era exatamente do que a Renault precisava no Brasil. Por isso foi estranho sair da apresentação direto para o banco do motorista e se deparar com uma coluna de direção que, apesar dos bons ângulos de altura e profundidade, é do tipo que despenca no colo do motorista quando destravada para ajuste.
Mas logo esta indelicadeza seria diminuída por outras gentilezas com o motorista, como os bancos dianteiros com ótimos apoios laterais, a distinta e diminuta alavanca do câmbio, os intuitivos comandos no console central, o muito bem posicionado carregador sem fio de celular e o painel digital claro e objetivo.
Difícil enxergar um quê de SUV no Kardian, muito mais próximo de um hatch aventureiro. Mas, se Fiat Pulse e Volkswagen Nivus também são considerados como tais…Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 de entre-eixos, entrega espaço traseiro hospitaleiro e porta-malas de bons 358 litros (padrão VDA).
Logo o entrosamento entre o novo motor 1.0 turboflex de 3 cilindros (120/125 cv e 20,4/22,4 kgfm de torque com gasolina e etanol, respectivamente) e o câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas (banhado a óleo) afastaria a desconfiança com esse tipo de transmissão, mais comum em carros de luxo e inédita nessa faixa de preço. As trocas são rápidas e no tempo certo.
Desafio maior do Kardian será atrair consumidores para uma marca habituada a oferecer carros medianos – como agora pode vender algo tão bom?