Legado de Captur e Duster é principal desafio do Kardian, Renault mais importante da década

27 de março de 2024

Renault Kardian

Foto: divulgação

Kardian enfim põe Renault na briga dos SUVs compactos

Primeiro, a Renault tentou com o Duster, em 2011. Depois, com o Captur, em 2017. Mas só agora, com o Kardian, tem enfim um carro desejável e convincente na prolífica categoria de SUVs compactos.

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Diferente de seus antecessores, não é uma mera tradução dos veículos da romena Dacia – a marca de carros simples do Renault Group – para o mercado brasileiro, mas sim um dos protagonistas do Renault International Game Plan 2027, nova estratégia da empresa que consumirá 3 bilhões de euros para lançar oito modelos e reposicionar a marca em segmentos de maior valor fora da Europa.

Veja galeria de fotos do Renault Kardian:

Renault Kardian
Versão topo de linha, Première Edition traz faróis de neblina
Renault Kardian
Modelo é o primeiro Renault nacional a estampar o novo logotipo da marca
Renault Kardian
Genial: barras do teto podem ser usadas na longitudinal...
... ou na transversal
Renault Kardian
Classificado como SUV, Kardian está mais para um hatch aventureiro
Renault Kardian
Renault Kardian oferece boa posição ao volante
Tela multimídia de 8 polegadas acerta no tamanho e na posição
Alavanca do câmbio esbanja estilo
Bancos dianteiros contam com ótimos apoios laterais
Bom espaço traseiro vem do entre-eixos de 2,60 metros
Porta-malas do Kardian tem capacidade para 358 litros (VDA)
Motor 1.0 turboflex de 3 cilindros rende 120 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol
Renault Kardian

O Kardian (franceses pronunciam “Kardiãn”) é o primeiro nascido da Renault Group Modular Platform, arquitetura baseada na europeia CMF-B. Ser modular significa que a seção dianteira é fixa, mas a central tem quatro opções comprimento (curto, médio, longo e extralongo) e a traseira, três (médio, longo e extralongo). O que se traduz em entre-eixos que vão de 2,60 – como o do Kardian – a 2,95 metros.

Também permite receber motorização híbrida, e a Renault já admitiu que terá um híbrido flex, como Stellantis e Volkswagen. Um SUV médio para rivalizar com o Jeep Compass já foi confirmado pela montadora e uma picape da classe da Fiat Toro, por ora representada pelo conceito Niagara, deve ser o terceiro elemento.

Suspensões e sistemas de freios, direção, arrefecimento, exaustão e alimentação também são novos. Até os pedais e as estruturas dos bancos foram reformulados. Há seis airbags, assistente de partida em rampa e faróis em LED desde a versão de entrada, Evolution, de R$ 112.790. Versão Techno, de R$ 122.990, acrescenta freio de estacionamento eletrônico, alerta de colisão frontal e frenagem de emergência

Como anda

Uma plataforma completamente nova como a RGMP era exatamente do que a Renault precisava no Brasil. Por isso foi estranho sair da apresentação direto para o banco do motorista e se deparar com uma coluna de direção que, apesar dos bons ângulos de altura e profundidade, é do tipo que despenca no colo do motorista quando destravada para ajuste.

Mas logo esta indelicadeza seria diminuída por outras gentilezas com o motorista, como os bancos dianteiros com ótimos apoios laterais, a distinta e diminuta alavanca do câmbio, os intuitivos comandos no console central, o muito bem posicionado carregador sem fio de celular e o painel digital claro e objetivo.

A direção é leve como a do Captur nunca foi, e a manutenção do comando satélite para funções do rádio mostra personalidade. Exceto por uma elegante luz ambiente – disponível somente na Première Edition, que soma controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, sensor crepuscular e faróis de neblina e que no próximo ano deverá ser rebatizada de Iconic –, não há firulas no acabamento interno, que usa plástico sem cerimônia e nem por isso é de má qualidade. A tela multimídia de 8 polegadas acerta no tamanho e na posição, além de facilitar seu uso.

Difícil enxergar um quê de SUV no Kardian, muito mais próximo de um hatch aventureiro. Mas, se Fiat Pulse e Volkswagen Nivus também são considerados como tais…Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 de entre-eixos, entrega espaço traseiro hospitaleiro e porta-malas de bons 358 litros (padrão VDA).

Logo o entrosamento entre o novo motor 1.0 turboflex de 3 cilindros (120/125 cv e  20,4/22,4 kgfm de torque com gasolina e etanol, respectivamente) e o câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas (banhado a óleo) afastaria a desconfiança com esse tipo de transmissão, mais comum em carros de luxo e inédita nessa faixa de preço. As trocas são rápidas e no tempo certo.

Desafio maior do Kardian será atrair consumidores para uma marca habituada a oferecer carros medianos – como agora pode vender algo tão bom?

É o problema que enfrenta o excelente Megane E-Tech, hatch elétrico de R$ 279,9 mil. Dos 220 exemplares importados inicialmente, apenas 102 foram emplacados desde setembro de 2023 – mesmo mês em que a Volvo anotou mais de mil pedidos na pré-venda do também elétrico EX30, que vai de R$ 219.950 a R$ 279.950.