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“O objetivo não é dizer que você deveria pensar em carros antigos como investimentos. Em vez disso, queremos destacar alguns dos carros colecionáveis que você pode dirigir e aproveitar hoje, e que nossos dados sugerem que oferecerão uma vantagem financeira quando a viagem terminar”, explica a Hagerty.
Veja fotos do Macan GTS:
Formatada desde 2018, a Bull Market List nasce depois que analistas da seguradora extraem informações de um banco de dados próprio – formado pela avaliação de mais de 40 mil veículos na última década – e cruzam com outros elementos do mercado, como dados demográficos de seus clientes, cotações de apólices e valores de vendas privadas, de leilões públicos e de importações e exportações.
“O interesse de jovens entusiastas é um fator para todos os carros da Bull Market List, mas é absolutamente o fator que favorece este M3. Os jovens não estão apenas comprando o carro, mas também estão sempre dispostas a pagar mais por ele do que as pessoas mais velhas. Enquanto isso, o mercado de reposição apresentou soluções para muitos dos problemas mecânicos/de durabilidade”, justificam os analistas da seguradora norte-americana.
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E quem pressupõe que apenas esportivos, sedãs ou conversíveis podem ser indicados, engana-se ainda mais. Nesta mesma edição, um SUV japonês se destaca: “Em meados da década de 1990 e com o Rally Dakar no seu auge de popularidade, os organizadores criaram uma classe baseada na produção que exigia que os fabricantes construíssem um número mínimo de carros homologados que tinham de ser legais para circular nas estradas e vendáveis ao público. A Mitsubishi então produziu cerca de 2.500 unidades do Pajero Evolution”, conta a seguradora.
Logo, deve ser questão de tempo o Macan GTS aparecer no elenco de futuros colecionáveis da Hagerty.
Elétrico x futuro clássico
Primeiro porque é um Porsche, por essência uma marca de colecionáveis.
Na lista de 2018, a Hagerty disse que “à medida que outros 911 surgem, os negligenciados 996 (código da quinta geração do modelo) agora parecem incrivelmente desvalorizados, e se você quiser um manual de seis marchas em um carro alemão de 400 cv, não há muitas opções. Em 2015, esses carros atingiram o ponto mais baixo no momento em que o mercado dos exemplares refrigerados a ar atingiu seu pico”. Elogiaram ainda o desempenho verdadeiro de supercarro, o conforto em longas viagens e seu motor robusto.
Ter “Gran Turismo Sport” no sobrenome também é um diferencial. Em 1964, um Porsche 904 GTS venceu a Targa Florio – tradicional e perigosa corrida de estrada na Sicília, Itália, cuja primeira edição foi em 1906 – e desde então a marca junta as três letras para distinguir seus carros ainda mais esportivos e luxuosos.
O que o Macan GTS realmente é em relação aos demais, T e S. São 440 cv e 56 kgfm de torque extraídos do motor 2.9 V6 biturbo, orquestrado por uma transmissão automatizada de duas embreagens e sete marchas, enquanto os outros Macan têm 265 cv e 380 cv. No Macan GTS, são 4,3 segundos para chegar aos 100 km/h.
E é no Macan GTS que está o melhor equilíbrio entre a dirigibilidade dos cupês e conversíveis (a essência da marca, afinal) e a comodidade e o espaço de um SUV médio.
Iminentes despedidas também costumam ser um passaporte para o universo dos futuros clássicos. No início do ano, a Porsche revelou a nova geração do SUV, convertido plenamente à eletricidade. Haverá um GTS elétrico? Provavelmente. Mas com um motor V6 roncando no ouvido este é o último.
No brasil, a pré-venda do Macan elétrico já começou: R$ 580 mil pelo Macan 4 e R$ 770 mil pelo Turbo. O último Macan GTS como conhecemos sai por R$ 710 mil.
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