Livro traz informações sobre prevenção e tratamento do câncer de intestino

10 de outubro de 2022
Foto: Divulgação

Livro “Vencer o Câncer” aborda tumores de intestino, reto e canal anal

O Instituto Vencer o Câncer acaba de lançar mais um livro, sobre tumores de intestino, reto e canal anal. A publicação traz informações sobre o terceiro tipo de câncer mais incidente na população brasileira.

Como coautor da obra, ao lado dos também oncologistas Abraão Dornellas, Fabio Kater, e Pedro Uson, conto com a colaboração de um time de profissionais de saúde, abordando aspectos variados da doença, desde os fatores de risco, tratamento, diagnóstico e o papel da nutrição, até atitudes pessoais contra o câncer.

Leia mais: Outubro Rosa: como está a sua prevenção do câncer de mama?

Mais de 40 mil brasileiros recebem o diagnóstico de câncer colorretal por ano, mas ainda há muitas dúvidas sobre prevenção e rastreamento, por exemplo. A idade ainda é considerada é um fator de risco relevante. Mas hoje sabemos que o estilo de vida, a dieta não saudável, o excesso de peso corporal e o sedentarismo aumentam consideravelmente as chances de desenvolvimento deste tipo de tumor.

Nos 13 capítulos do livro Vencer o Câncer de Intestino, reto e canal anal falamos, ainda, dos novos medicamentos, do avanço do tratamento radioterápico ao cirúrgico, da importância dos cuidados nutricionais.

Este é o quinto volume da coleção lançada pelo Instituto Vencer o Câncer, que já abordou aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama, de próstata e de pulmão.

O objetivo principal é informar a população e mostrar que o câncer colorretal pode ser prevenido, rastreado e quando diagnosticado precocemente, o tratamento pode ser exitoso na grande maioria dos casos.

A versão digital do livro já está disponível para download gratuito no portal do Instituto Vencer o Câncer www.vencerocancer.org.br

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.