Qual treino escolher para ficar em forma no verão

19 de outubro de 2022
Getty Images

Projeto verão: estar de bem consigo mesmo e com seu visual aumenta autoestima e confiança

Com o verão chegando no hemisfério sul, fica mais forte aquela vontade de ficar em forma. Então vamos tratar de esclarecer alguns pontos. Para quem se preparou durante o ano todo, que é o ideal, ótimo. Agora é só curtir. Mas, para os atrasados de plantão, sempre resta tentar reverter a situação o mais rápido possível. Até porque estar de bem consigo mesmo e com seu visual aumenta muito a autoestima e a confiança.

Para ajudar, vou listar abaixo os principais treinos disponíveis hoje e minhas observações sobre eles.

Leia mais: Musculação ou aeróbico: quanto fazer de cada?

Treino funcional

A combinação de altas repetições e exercícios com o peso do corpo funciona melhor para quem já está em forma. Pode ser complicado e até perigoso tentar entrar em forma com esse método se você está saindo do zero ou se tem alguma restrição (joelho, coluna, etc.), mas mesclar alguns movimentos funcionais com musculação bem dirigida pode tornar o treino mais prazeroso para alguns.

Crossfit

Aqui as dificuldades do funcional para não treinados ganham um risco extra pela técnica complexa em vários exercícios. Não tenho dúvidas dos resultados para quem já domina o método, mas iniciar com crossfit é garantia de muita desilusão e risco, principalmente se você nunca fez LPO e outros movimentos do método.

Spinning/Cycling

Excelente atividade aeróbica, conseguindo ao mesmo tempo entreter e treinar condicionamento cardiovascular e membros inferiores. Lembre-se que isso não elimina a necessidade de completar o programa com musculação, inclusive para as pernas.

Aulas de dança e natação

Servem como aeróbico, desde que haja um controle da frequência cardíaca para garantir a eficiência do trabalho. Mas sozinhas só mudam seu corpo se você tiver uma dedicação de atleta olímpico ou dançarino profissional.

Yoga e pilates

Treinar a musculatura profunda, paravertebral, ativar o core e melhorar a postura são os fortes aqui. Mudanças estéticas rápidas, só se forem acompanhadas de musculação.

Conclusão

Talvez não fosse necessário repetir, mas vamos lá: priorize os treinos de musculação, use outras ferramentas como complemento e cuide de sua alimentação aumentando as proteínas e diminuindo drasticamente refinados e sal. Com certeza um bom coach te ajuda a organizar o melhor plano de acordo com seu potencial e tempo disponível.

Só depende de você! Não dá para aprender inglês dormindo, nem ficar em forma sonhando. FOCO!

Personal trainer, Life Coach in Fitness, empresário, diretor, empreendedor. Flávio Settanni desenvolveu seu próprio método de treinamento e lidera a academia SETT.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.