Perder peso, ganhar massa muscular, aumentar a resistência ou melhorar o condicionamento físico. Qualquer que seja o seu objetivo, o que você coloca no prato é tão importante quanto o que você faz na academia.
Além de fornecer ao seu corpo o combustível para manter a energia e melhorar o desempenho durante os treinos, a comida que você ingere também afeta significativamente a sua capacidade de se recuperar após uma sessão de suor.
Dito isto, é essencial entender que suas refeições não precisam ser elaboradas ou complicadas para serem qualificadas como “nutritivas”. Algo simples como aveia e banana no café da manhã, ou iogurte grego com mirtilo no lanche da tarde, resolveria o problema sem perder tempo em um dia agitado.
A Forbes conversou com especialistas da Breaking Muscle para destacar os cinco alimentos que você deve comer com mais frequência para aumentar os resultados do treino de forma natural.
#1 Aveia
Ela não apenas fornece carboidratos complexos e proteínas para ajudar no progresso do treino, mas também é repleta de fibras para que você se sinta satisfeito por mais tempo.
Além disso, é fácil de fazer e combina bem com uma variedade de alimentos, como manteigas de nozes cheias de proteínas, iogurte, nozes, sementes e frutas vermelhas que têm grandes quantidades de antioxidantes (que combatem a inflamação) e podem ajudar seu corpo a se recuperar após uma sessão de treino exaustivo.
#2 Batata-doce
Outra grande fonte de carboidratos complexos é a batata-doce. Ela também é rica em fibras e contém micronutrientes vitais, como vitamina A, potássio e riboflavina – todos os quais auxiliam no processo de construção muscular. Há muitas opções saudáveis que acompanham perfeitamente a batata-doce, indo de vegetais como pimentão, couve e berinjela a frango, salmão e feijão.
>> Leia também: O que comer antes e depois dos exercícios físicos
#3 Ovos
Ricos em proteínas, os ovos são ótimos para construir músculos. Eles também podem ajudar na perda de peso, fazendo você se sentir mais cheio graças às proteínas e gorduras monoinsaturadas.
Ovos escalfados ou cozidos são as formas mais saudáveis para garantir ganho de massa muscular ou perda de peso, pois podem reter a maior parte de seus nutrientes e não exigem a adição de mais calorias extras, como o óleo. Você pode combinar seus ovos com abacate amassado, verduras salteadas ou pão integral para aumentar a proteína e a fibra.
#4 Arroz integral
Carregado com fibras, proteínas, carboidratos complexos e antioxidantes, o arroz integral é uma excelente opção para adicionar à sua dieta.
Os carboidratos complexos fornecem energia a longo prazo durante os treinos, enquanto a fibra saudável para o coração manterá o açúcar no sangue sob controle e fará você se sentir saciado por mais tempo. Sirva com feijão preto ou roxo, frango, salmão, grão de bico ou queijo de cabra para aumentar a ingestão de proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas.
#5 Iogurte grego
O iogurte grego é uma rica fonte de proteína, cálcio e riboflavina. Além disso, tem um menor teor de calorias e açúcar. O iogurte também contém probióticos que contribuem para um bioma intestinal saudável, melhorando assim sua saúde digestiva e imunológica.
Acrescente um punhado de frutas vermelhas, nozes torradas ou sementes para um lanche ainda mais nutritivo, recheado e saboroso.
Além disso, outros alimentos integrais como bananas, mirtilos, amêndoas, beterraba e peixes gordurosos também são excelentes opções para incorporar em sua dieta para maximizar os resultados do treino.