Como superar o medo de críticas? A psicologia ensina

5 de dezembro de 2022
Getty Images/ Thomas-Barwick

Viés de negatividade ao receber feedback pode prejudicar auto-estima e performance no trabalho

Muitas pessoas têm dificuldades em receber críticas de forma construtiva. Ao serem criticadas, elas entram em uma espiral de pensamentos negativos e podem ser assombradas por perguntas como:

• “Por que não posso usar o tempo que perdi lamentando meu erro para corrigi-lo?”
• “Por que mesmo uma crítica pequena me deixa em crise?”
• “Por que sinto muita vergonha com uma avaliação negativa, ainda que não seja tão importante assim?”

A maneira como lidamos com com críticas depende de muitos fatores. Entre eles o relacionamento com nossos pais, as experiências da primeira infância, nossa personalidade, influência dos amigos e colegas, entre outras. Porém, é útil entender que nossa reação às avaliações (ou experiências) negativas têm motivos biológicos.

Sentir culpa ou vergonha, ou simplesmente ficar triste depois de ser criticado, é a maneira de a nossa mente tentar entender uma experiência complicada que deseja evitar no futuro. Aqui, eu apresento duas razões que podem deixar você sensível demais e uma sugestão para atenuar ou resolver esse problema.

1. Conheça o viés da negatividade

Você pode receber dez avaliações, nove delas positivas e uma negativa. Você já percebeu que a avaliação negativa é muito mais relevante? Isso se chama viés de negatividade. Ele nos faz reagir mais depressa e mais intensamente a estímulos negativos. Nós lembramos melhor de memórias negativas e prestamos mais atenção nos aspectos negativos de uma experiência. Temos uma tendência biológica e genética de ampliar e insistir na negatividade.

Isso não vale só para quem é criticado. Quem critica também cede ao viés de negatividade quando usa palavras mais fortes ou exagera na insatisfação. Isso ocorre porque quem critica sabe que o feedback negativo é mais eficaz e produz resultados mais rápidos.

Vamos dar um exemplo. Digamos que seu supervisor tenha pedido um relatório em cima da hora. Quando você entregou, ele pediu para você refazer algumas partes e disse que o serviço “poderia ter sido melhor”.

Se você tem um forte viés de negatividade, essa resposta pode causar muitos danos e acabar a conversa no ato. Mas, se pensarmos melhor, esse feedback pode significar várias coisas:

• Este relatório não é tão bom como os que você fez antes;
• Ele trouxe as informações necessárias, mas não estava tão claro quanto o esperado;
• Não houve erros, mas também não foi nada de especial.

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Também é possível que você esperasse um tapinha nas costas, já que fez hora extra para cumprir o prazo apertado. Ou pode até ter sido um comentário neutro, mas seu viés de negatividade o convenceu do contrário. Pensando nisso, há três maneiras de lidar com o feedback desfavorável:

Esclareça as coisas: Faça perguntas, peça uma avaliação por escrito ou apenas peça detalhes sobre como fazer melhor. Ser específico sobre a razão da crítica fará com que ela pareça menos grave.

Concentre-se nos aspectos positivos: Quando avaliamos o feedback como negativo, é provável que estejamos considerando apenas uma parte dele. Em vez de considerar a avaliação algo definitivo, pense no que está sendo dito.

Aceite seus sentimentos e pratique mindfulness: Um estudo publicado na Social Psychological and Personality Science explica que o mindfulness – estado mental de se concentrar no momento presente, reconhecendo e aceitando calmamente os próprios sentimentos – nos ajuda a ver os pontos negativos e positivos igualmente e permite ver o lado negativo de forma otimista.

2. Não deixe o medo te impedir de correr riscos

O medo da avaliação negativa é essencialmente um instinto social. Se recebermos a desaprovação de nossos colegas ou ficarmos aquém das expectativas dos mais velhos, o feedback negativo pode ser brutal.

O medo de sermos avaliados como pior do que somos pode afetar nossa auto-estima. Infelizmente, torna o feedback negativo mais eficaz contra nós, pois ele nos atinge quando nosso ego já está enfraquecido. Segundo a pesquisa, ele pode criar em nós uma necessidade de validação social. É comum buscarmos essa validação nas redes sociais, o que não é uma boa estratégia.

O medo de sermos excluídos pode fazer com que o feedback negativo pareça uma ameaça de demissão, um sinal de que você não é desejado ou de que não pertence ao lugar. A crítica abala a fundação principal da pirâmide de necessidades humanas de Maslow — segurança e aceitação.

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Há duas coisa que você pode fazer para reduzir essa necessidade em sua vida:

1. Passe mais tempo sozinho. Isso fará você entender as coisas que valoriza. Desfrutar de sua própria companhia e trabalhar em si próprio fará com que você não supervalorize a opinião dos outros a seu respeito.

2. Aprenda a arte da discordância cordial. Isso vai beneficiar sua vida social de duas maneiras. Primeiro, o feedback negativo ficará mais claro e mais manejável. Segundo, as pessoas que falam mal de você sem nenhum motivo real mudarão ou irão embora.

Conclusão

Não há como evitar um feedback negativo; é inevitável e importante para o seu crescimento. Mas é possível acabar com o dano desnecessário que você sofre porque é muito sensível a ele. Transformar algo que machuca você em uma arma é um verdadeiro sinal de poder.