Gestão da saúde

14 de junho de 2023
Divulgação

Cursos de gestão oferecem opções presenciais, a distância e soluções customizadas para empresas

O avanço da saúde demonstra que, para melhorar os resultados proporcionados aos pacientes, é necessário aprimorar a gestão. A assistência de qualidade depende de processos, profissionais e ambiente integrados em uma operação de alta performance.

Esse cenário exige planejamento e estratégias bem elaboradas, com líderes capazes de propor abordagens e soluções inovadoras. “É preciso reforçar as competências em relação à gestão de pessoas, da qualidade e da segurança, além de consolidar o foco no controle de desperdícios”, explica Simone Azevedo, diretora de Desenvolvimento e Educação Corporativa do Einstein e coordenadora de Cursos de Liderança e Gestão de Pessoas no Ensino Einstein. “A liderança passou a ser uma característica inerente aos profissionais de saúde, mesmo quando não ocupam essa posição formalmente”, completa.

Uma pesquisa da Deloitte, realizada com 228 médicos e divulgada em outubro de 2022, apontou que mais da metade deles sente a necessidade de adquirir novas competências, como conhecimentos em tecnologia, negócios e economia em saúde, além dos aspectos jurídicos do setor. Ao mesmo tempo, gestores com formação em áreas diferentes percebem a necessidade de se alinhar com as particularidades e inovações da saúde para atuar nesse mercado
em transformação.

Diante dessa demanda por capacitação, o Ensino Einstein criou, em 2019, a área “Programas de Gestão”, que hoje conta com mais de 90 programas, entre Cursos de Curta Duração, Pós-graduação, MBA e até Post-MBA, com opções de turmas presenciais, modelo live e EaD, além de soluções customizados in company para empresas da área da saúde e de outros setores.

Eduardo Costa, diretor do Instituto Mendonça Costa, é um dos profissionais que buscaram aprimorar seus
conhecimentos. “É fundamental ter domínio da área e estar atualizado com a aplicação da gestão em saúde”, diz Costa, que fez o MBA Executivo em Gestão de Saúde do Ensino Einstein. Da experiência, além da consolidação das competências técnicas, ele destaca a importância do networking com colegas e professores e a ênfase
no atendimento humanizado.

“Hoje administro um Hospital-Dia na cidade de Santos com base em eficiência e qualidade, e foco na jornada e na experiência do paciente”, conta.

A transformação digital também está no centro da questão. Para Marco Faldini, associate partner na IBI-Tech (Israel Brasil Innovations), os gestores devem atuar de diversas maneiras para garantir a incorporação e o uso inteligente da
tecnologia na área da saúde. “É necessário investir em treinamento para quebrar a resistência e o desconhecimento sobre a tecnologia, garantindo a segurança da informação e avaliando os resultados alcançados”, diz.

Aula Magna MBA com Dr. Claudio Lottemberg
Aula Magna MBA com Dr. Claudio Lottemberg
Aula Magna MBA com Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein
Recepção da Einstein Educação
Workshop de Liderança Adaptativa
Workshop de Liderança Adaptativa

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.