A temporada de festas, que costuma se juntar às férias de janeiro e ao carnaval, pode ser brutal se você decidiu dar um tempo de bebidas alcoólicas. Para a maioria de nós, o álcool é uma parte importante do Natal e do Reveillón. tanto que imagens das festas geralmente trazem a foto ou a ilustração de uma taça. A nossa cultura (a do mundo ocidental) faz uma associação direta entre álcool e diversão.
Na realidade, essa relação não está totalmente errada. Em pequenas quantidades, o álcool age como um relaxante. Por isso, a maioria das pessoas sente que um drinque a deixa mais solta. Daí a conexão com o aproveitar mais um evento.
Leia também
Assim, decidir manter-se sóbrio nesse período pode ser um desafio, especialmente porque provavelmente você estará cercado de familiares e amigos que bebem e farão pressão para que você não seja a única pessoa que passará as festas “a seco”.
Como lidar com isso?
1. Tenha clareza sobre os seus motivos
Não importa se você somente está curioso sobre a sobriedade, ou seja, é um novo integrante do movimento “sober curious” e decidiu fazer algo diferente no fim do ano ou se precisa manter-se afastado do álcool por motivos de saúde.
É essencial que você tenha clareza dos motivos pelos quais não vai beber e diga não, explicando as suas razões, ainda que elas não sejam totalmente honestas.
Sabemos que nessas festas, excesso de ingestão de bebidas alcoólicas pode levar algumas pessoas a ficarem inconvenientes, o que significa que poderá haver alguém que vai lhe dar um pouco de dor de cabeça. Para essas pessoas, talvez valha botar a conta no seu médico.
2. Saia quando tiver vontade
Os amigos resolveram persegui-lo porque você está sóbrio? Sempre dá para ir embora mais cedo.
3. Leve bebidas sem álcool para a festa
Praticamente todas as marcas de cerveja hoje têm uma versão similar sem álcool. A garrafa é idêntica e o sabor também. Se você quer se sentir confraternizando ao lado de um copo, essa pode ser uma boa opção.
4. Diversão é possível também sem álcool
Conseguir divertir-se tem mais a ver com você do que com uma bebida. Confesso que não é fácil quebrar essa associação, até porque nessa temporada as mensagens do álcool estão em todo o lugar.
Veja as festas pagas de Reveillón. Elas vão de champagne na chegada a bebidas à vontade.
Mas a verdade é que se você estiver cercado de pessoas a quem ama e com quem pode contar, a diversão é certa.
Me despeço deste 2024 fazendo este convite a você, que é leitor dessa coluna: que tal reaprender que a alegria e o entretenimento não dependem exclusivamente de um copo de bebida? Ao fazer essa desassociação, terá feito algo muito importante a seu favor: cuidar de você.
Bom Natal e nos vemos em 2025!
Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.