Rimowa lança réplica do primeiro avião de alumínio do mundo

22 de julho de 2015

Divulgação

A marca de malas alemã Rimowa anunciou nesta segunda-feira (20) sua réplica do primeiro avião comercial todo de metal do mundo, o Junkers F13, em Oshkosh, em Wisconsin, nos Estados Unidos. O modelo foi produzido em alumínio pela primeira vez na Alemanha em 1919 e, até agora, só era encontrado em alguns museus.

“Trabalhamos para isso há muito tempo, estou muito feliz por, depois de tanta dedicação, tudo ter dado tão certo”, afirmou o CEO da marca, Dieter Morszeck, que agradeceu toda a equipe que participou do projeto. Para ele, a réplica é uma herança cultural da história da aviação industrial. A ideia de a produzir surgiu por conta do material do avião, duralumínio, o mesmo das malas da marca.

VEJA TAMBÉM: Avião do futuro comporta até 800 passageiros e é sustentável

A envergadura do Rimowa F13 tem pouco menos de 15 m, enquanto a área de asa tem cerca de 40 m². O modelo tem ainda quase 10 m de comprimento e 3,5 m de altura. Apesar de pequeno, o avião aguenta bem: seu peso máximo para decolagem é de 2.000 kg. Além disso, ele também tem longo alcance. Com o tanque completo, voa até 600 km sem precisar abastecer.

LEIA MAIS: Aerion anuncia jato supersônico de US$ 120 milhões

A apresentação, que aconteceu durante o EEA AirVenture, foi conduzida pela topmodel brasileira Alessandra Ambrosio e pelo modelo alemão Johannes Huebl e contou com um show da cantora Norah Jones para 150 convidados. O EEA AirVenture é o maior evento de aviação do mundo e a Rimowa é um de seus principais patrocinadores.

História

A Rimowa foi fundada em 1898 por Paul Morszeck na Alemanha. Desde então, a marca tornou-se referência mundial no setor de malas de viagem. Em 1937, Richard Morszeck, filho do fundador, lança o primeiro baú em alumínio. Menos de 15 anos depois, em 1950, a empresa apresentou a primeira mala em alumínio com ranhuras, os chamados “grooves”, design que tornou-se símbolo da marca e é referência internacional até hoje.

As inovações não pararam por aí: em 1976, Dieter Morszeck, atual CEO, consegue algo que mudou os rumos da grife e do setor de bagagens: a primeira mala em metal, com peso reduzido e à prova de água.

Veja mais detalhes do avião e do evento na galeria de fotos:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação