5 lições para recomeçar do zero, por um CEO que perdeu tudo em um incêndio

16 de novembro de 2015

Divulgação/Rustic Crust

No dia 7 de março de 2014, Brad Sterl viu o suor de 18 anos de trabalho literalmente queimado. Quando chegou ao estoque da Rustic Crust, o presidente e CEO se deparou com, aproximadamente, US$ 30 milhões em pizzas congeladas e flatbreads (pão que não leva fermento na composição, semelhante ao sírio) em chamas. “Eu comecei tudo do zero. A sensação foi como se eu tivesse perdido tudo, como se fosse um filho”, conta. Cerca de 50 bombeiros de cidades vizinhas foram necessários para tentar salvar a fábrica, queimada por inteira. Os 20 funcionários presentes foram obrigados a buscar abrigo no frio abaixo de zero que o inverno em Pittsfield, no norte dos Estados Unidos, trazia. O fogo consumiu todos os produtos e suprimentos existentes.

VEJA TAMBÉM: Como ser um empreendedor de sucesso, por empresários premiados

Aconteceu na pior época possível. O mês de março prometia bater recordes dentro da Rustic Crust, uma das principais empresas especializadas em kits para pizza, pizzas orgânicas, flatbreads e variados. No dia seguinte à tragédia, o presidente convocou todos seus investidores e conselheiros em estado de emergência para superar dois grandes desafios: retomar o quanto antes a produção e pagar os 100 empregados a tempo. A companhia também contatou seus clientes para os informar sobre o ocorrido e deixou claro que teriam seus estoques novamente preenchidos o mais rápido possível. Ainda assim, o incêndio desencadeou uma grande perca de consumidores.

NÃO PERCA: 10 segredos de um dos maiores bilionários de mídia do mundo

Um local temporário foi construído em 17 dias. Com auxílio financeiro do seguro, em dezembro de 2014, a Rustic Crust estava de volta ao mercado. Hoje, já está totalmente reestabelecida. Não foi fácil. Sua sobrevivência foi influenciada pelo cuidado com o relacionamento com clientes, empregados e comunidade local. “Você precisa ser um líder e saber ouvir a todos. Ter sempre a certeza de que seus empregados estão confortáveis”, explica Sterl.

SAIBA MAIS: 7 dicas para se tornar um chefe inesquecível

O CEO diz ter perdido por volta de US$ 7 milhões por conta do intervalo de produção e também alguns supermercados que não puderam esperar a recuperação da empresa. Orgulha-se, porém, quando diz que os salários dos empregados, que o seguro não reembolsa, saíram de seu próprio bolso. Desta forma, manteve o time da Rustic Crust praticamente intacto.

PARA CHEGAR AO TOPO: O que as pessoas de sucesso no Brasil ouvem

A empresa retomou a estimativa de US$ 30 milhões em vendas. O mesmo valor que alcançaria há um ano, se o incêndio não tivesse acontecido. Veja na galeria de fotos cinco lições de como começar do zero por um CEO que perdeu tudo:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock