13 lições de um dos maiores executivos do Brasil

23 de dezembro de 2015

Letícia Moreira

Desde 1º de janeiro, um dia após deixar a posição de CEO da BRF (a gigante brasileira resultante da fusão da Sadia com a Perdigão), a agenda de Cláudio Eugênio Stiller Galeazzi, 74 anos, está tomada de brancos, como conta o próprio ao receber FORBES Brasil para uma conversa na sede da Galeazzi & Associados, seu escritório, conhecido por promover profundas reestruturações em empresas, o que rendeu ao fundador a alcunha de “Mãos de Tesoura”, um epíteto que ele considera injusto. Formado em contabilidade em Massachusetts (Estados Unidos), Galeazzi define-se como “um chato por natureza”, por conta da autodisciplina e do olhar implacável sobre os números. Seu currículo inclui experiências como vice-presidente da British Petroleum no Brasil, CEO da Artex, da Mococa, da Vila Romana, Cecrisa, Lojas Americanas e Pão de Açúcar — foi neste último que assumiu o comando da varejista de 2008 a 2010, período em que ficou conhecido como braço direito do empresário Abilio Diniz.

RANKING: 15 maiores bilionários do Brasil

Longe do dia a dia da Galeazzi, hoje ele vive um período de paz, que só é quebrado quando chamado para participar como membro do conselho de administração do Banco BTG Pactual, do qual faz parte desde 2010. No restante do tempo, está aproveitando a vida. “Voltei a fazer minha ginástica seis vezes por semana na academia, com um personal trainer. Não tenho horário. Estou me dando um luxo, ao qual um executivo não tem direito.”

Mas e se Abilio Diniz, agora acionista do Carrefour Brasil, convidá-lo para assumir o papel de CEO de reestruturação da empresa no país? “Não veio proposta nenhuma.” Mas tem chance de vir? “Pode ser.” Iria? “Não tenho a mínima ideia.

VEJA TAMBÉM: Os bilionários que mais aumentaram a fortuna em 2015

Não veio a proposta, não estou ambicionando. E se vier tem que ver o que significa ir para lá”, responde Galeazzi. Veja na galeria de fotos as principais opiniões e também as lições do executivo para chairmen e CEOs:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock