10 carros mais ecológicos de 2016

31 de janeiro de 2016

Divulgação

Ainda que os dias de hoje pareçam ser difíceis para montadoras que investem apenas em veículos movidos a combustível fóssil, por conta da consciência ecológica ser cada vez maior, a paixão por picapes, SUVs e superesportivos ainda é grande entre os amantes de automóveis. Talvez por conta disso, em 2015, o mercado de carros ecológicos caiu 16%. Ainda assim, o investimento em modelos cada vez mais econômicos e de energia sustentável não para de crescer.

LEIA MAIS: 14 marcas de luxo que mais venderam carros em 2015

Pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho Americano de Economia de Energia Eficiente (ACEEE, na sigla em inglês), de Washington DC, capital dos Estados Unidos, elegeu o Smart ForTwo Electric Drive Convertible/Coupe como o carro ecológico mais vendido na América do Norte. O modelo tem “pontuação verde”, medida de 0 a 100, equivalente a 63. A Toyota, por sua vez, é a maca que mais tem carros no ranking, com três híbridos. Já a GM tem dois carros elétricos entre os modelos listados.

A “pontuação verde” dada pelo ACEEE é baseada na economia de combustível, nas emissões de carbono, no impacto global ambiental, na manufatura e na fonte de energia utilizada. Para entender melhor, um carro totalmente elétrico gera zero emissões de gases pode ter impacto global ambiental alto, dependendo do efeito que sua fonte de energia provoca para gerar eletricidade.

LEIA TAMBÉM: As melhores picapes acima de 50 mil dólares

“Veículos elétricos batem todos os outros em termos de respeito ao meio ambiente,” diz Shruti Vaidyanathan, analista de veículos do ACEEE. “Mas é importante entender que sua pegada ecológica depende dos recursos usados para o veículo ter carga.”

FORBES selecionou os 10 veículos mais ecológicos do mundo. Alguns deles ainda não são vendidos no Brasil, mas, por ser uma tendência mundial, não deve demorar muito para se popularizarem por aqui também.
Veja na galeria de fotos abaixo:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação