10 fatos sobre automóveis que dispensam motorista que você precisa saber

11 de março de 2016

Getty Images

No evento de tecnologia Consumer Eletronics Show (CES) de 2016, em janeiro, a Audi apresentou seu novo carro-conceito E-tron Quattro. Como um veículo 100% elétrico com autonomia de 500 km com uma carga de bateria, sem mencionar a tecnologia de direção autônoma de última geração, o E-tron Quattro é uma representação de como será o primeiro carro completamente autônomo da Audi. Porém, ainda mais interessante do que o carro-conceito foi a informação de fundo fornecida pelo time de engenheiros da Audi, responsável por este avançado veículo.

VEJA TAMBÉM: Conheça o novo carro-conceito da BMW

Há também o carro de teste completamente autônomo do Google. Este veículo foi equipado com radar, lidar (tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz reflectida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objeto distante) e múltiplas câmeras de vídeo. O equipamento permite que o carro do Google escaneie o que o rodeia e identifique tudo, de carros em movimento a carros estacionados, pedestres e ciclistas. Uma tela no interior do veículo permite ver o que essa combinação de sensores e câmeras está “vendo”.

MAIS FOTOS: Porsche 911 R chega ao Salão de Genebra em edição limitada

Porém, há alguns pontos críticos em relação ao futuro autônomo do qual estamos rapidamente nos aproximando e que permitem entender os desafios que a tecnologia desses veículos tem de encarar. Veja na galeria de fotos dez fatos sobre automóveis que dispensam motorista que você precisa saber:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images