Brasil é o 49º país mais democrático do mundo

2 de fevereiro de 2018

iStock

Um novo estudo afirma que 49,3% da população mundial vive em alguma forma de democracia, enquanto apenas 4,5% das pessoas vivem em democracias completas.

VEJA TAMBÉM: Os sistemas prisionais mais superlotados do mundo

A pesquisa, conduzida em 165 nações pela empresa de pesquisas The Economist Intelligence Unit, revela que 89 países apresentaram queda em seu índice democrático, em comparação a 2016. Apenas 27 tiveram melhora, enquanto o restante permaneceu estagnado.

Para a elaboração do ranking, os países foram avaliados em uma escala de 0 a 10, com base em critérios como liberdades civis, processo eleitoral, pluralismo, funcionalidade do governo, participação política e cultura política.

Nesta edição do ranking, a Noruega foi considerada a melhor democracia do mundo, com nota 9,87. Dois outros países do norte da Europa, Islândia e Suécia, vêm em seguida, com notas 9,58 e 9,39, respectivamente.

Com índice de 6,86, o Brasil ocupa a 49ª posição do ranking. O pior critério do país foi o de cultura política, pelo qual recebeu nota 5.

LEIA: Países onde as pessoas mais confiam na mídia

No estudo do ano passado, os Estados Unidos foram rebaixados de “democracia completa” para “democracia falha” e, nesta edição, ficou em 21º lugar, com nota 7,98. Sem surpresa, a Coreia do Norte e seu regime autoritário ocupam a última posição do ranking, com nota 1,08. Chade e Síria completam o Top 3 dos menos democráticos.

Veja, na galeria de fotos abaixo, os 10 países mais e menos democráticos do mundo:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
Getty Images
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
Getty Images
iStock
iStock
iStock
iStock

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).