Formado em propaganda e marketing na ESPM e com MBA em gestão de negócios pela USP, Scaldelai é, conforme se define, focado e otimista – daqueles que diante da tempestade preferem sair às ruas para vender guarda-chuvas a permanecer confortavelmente seco e protegido. “Meus planos são baseados nas grandes oportunidades. Tem que jogar o jogo e olhar o potencial de cada cliente e também do mercado”, revela.
Marcos jamais se contenta com pouco. Seu lema é trabalhar na capacidade máxima para bater metas. Talvez isso explique a razão para ele sempre olhar e se aproximar da área de vendas quando atuava no marketing. “Não dá pra separar uma coisa da outra.”
De analista de marketing júnior, Scaldelai evoluiu para sênior, pleno e gerente de produto – e trabalhou com cinco presidentes ao longo de uma década. “Nunca pulei degraus e cargos, o que é importante para o processo de aprendizado. Também sempre executei muito, de forma a ser um destaque em relação à entrega de resultados.”
Tanto que no momento em que se preparava para virar diretor, saiu da companhia levado por Fernando Falco, ex-presidente da General Mills, que assumiu o comando do frigorífico Bertin, mais tarde arrematado pelo JBS. Chegou como diretor de marketing de carnes e lácteos. Poucos meses depois, deu uma entrevista falando sobre inovação em lácteos, o que chamou a atenção de Ronaldo Sampaio Ferreira, dono da Bombril, que pediu para um headhunter ligar para Scaldelai, até então um desconhecido, sondando-o para a vaga de diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento.
Diante da chance de implementar um processo completamente novo e diferente e ser reconhecido, Scaldelai não pensou duas vezes. Em janeiro, começou a trabalhar na Bombril, onde encabeçou o projeto de rejuvenescimento da marca e a criação da barulhenta campanha Mulheres Evoluídas. Dois anos depois, assumiu a diretoria comercial da fabricante e, há pouco mais de um ano, chegou à presidência. “O meu grande desafio como presidente é melhorar operacionalmente a empresa e garantir que ela se prepare para o crescimento dos próximos anos”, conta.