
Mais de 150 pessoas ficaram feridas ao pularem de prédios em Istambul nesta quarta-feira (23), quando um dos terremotos mais fortes dos últimos anos atingiu a cidade.
Muitas pessoas se reuniram em parques e outras se sentaram nas soleiras das portas ou ficaram do lado de fora de suas casas no centro de Istambul, à medida que tremores secundários do terremoto de magnitude 6,2 no lado europeu da cidade continuaram a ser sentidos.
“Começou com um grande tremor de repente e o sentimos muito forte”, disse Neslisah Aygoren, moradora de Istambul, sentada em um parque.
“Corri direto para o meu cachorro com medo, abracei-o e esperamos que acabasse, deitados no chão. Depois disso, pegamos nossos pertences e fomos direto para a rua.”
Um total de 151 pessoas ficaram feridas e receberam tratamento hospitalar depois de pularem de prédios em pânico durante o tremor, mas nenhuma estava em estado crítico, informou o gabinete do governador de Istambul.
Ele disse que um prédio abandonado desabou no centro de Istambul, mas ninguém ficou ferido, enquanto não houve danos à infraestrutura de energia ou água na cidade de 16 milhões de habitantes nas margens europeia e asiática do Estreito de Bósforo. Algumas lojas fecharam.
Há dois anos, a Turquia sofreu o terremoto mais mortal e destrutivo de sua história moderna. Esse terremoto de magnitude 7,8 em fevereiro de 2023 matou mais de 55 mil pessoas e feriu mais de 107 mil no sul da Turquia e no norte da Síria.
Centenas de milhares de pessoas continuam desabrigadas, sendo que muitas ainda vivem em alojamentos temporários como resultado desse terremoto.