O Danone Manifesto Ventures, fundo de investimento criado pela gigante francesa do setor de alimentos focado em startups que desafiem o domínio de grandes marcas, espera investir em 20 a 25 dessas empresas até 2020.
LEIA MAIS: 5 sabores imperdíveis que são a cara de Nova York
O diretor-gerente Laurent Marcel disse à Reuters que o fundo mira setores que vão desde bebidas saudáveis, lanches e comida para bebês até a busca por fontes alternativas de proteína e novas formas de construir relacionamentos com os consumidores. “Nossa ambição é fazer entre seis e sete investimentos por ano. Poderíamos ter um portfólio de 20 a 25 empresas até 2020”, disse Marcel.
O fundo, criado em 2016, já investiu quase a metade de seu orçamento inicial de US$ 150 milhões.
A mudança no gosto dos consumidores está abalando a indústria de alimentos. Uma crescente demanda por produtos saudáveis e ecologicamente conscientes permitiu que marcas recém-chegadas ganhassem participação de mercado.
A Danone e concorrentes como a Nestlé têm procurado se adaptar a essas novas tendências, já que a geração millennial opta por dietas e estilos de vida mais saudáveis.
O presidente-executivo do grupo, Emmanuel Faber, disse que está apostando em um impulso da Danone, maior fabricante de iogurte do mundo, nessas áreas para gerar um crescimento de vendas superior ao de seus pares na próxima década.