Na madrugada desta quarta-feira (18), a rede social X voltou a funcionar no Brasil. A plataforma, que estava bloqueada por uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foi reativada após uma atualização automática.
A Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abrint) comunicou que o “novo software opera utilizando endereços de IP vinculados ao serviço Cloudflare”. Na prática, o Cloudflare dificulta o bloqueio do aplicativo.
Leia também
O X se pronunciou sobre o assunto por meio do perfil oficial de assuntos globais: “Quando o X foi desativado no Brasil, perdemos o acesso à infraestrutura que fornece o nosso serviço para a América Latina. Para continuar operando, mudamos de operadora de rede. Isso resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para os usuários brasileiros.”
A plataforma, que foi comprada por Elon Musk em 2022 por US$ 44 bilhões, finaliza o posicionamento com uma mensagem para os brasileiros. “Continuamos os esforços para trabalhar com o governo do Brasil para que a plataforma retorne logo para o povo brasileiro.”
No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou 20 mil operadoras de internet no Brasil para bloquear a rede social novamente. Na manhã desta quinta-feira (19), alguns usuários já relataram a impossibilidade de acessar o X.
A Anatel também comunicou o suporte técnico da Cloudflare sobre o assunto, para evitar que o bloqueio impacte outros serviços que utilizam a mesma rede.