10 empresas brasileiras que fazem muito sucesso no exterior

13 de setembro de 2015

Divulgação

Enaltecer a imagem do Brasil no exterior, no presente momento, não é tarefa para qualquer um. Depois de ser a bola da vez na comunidade financeira mundial, o país passou a ser malhado sem dó nem piedade pelos analistas econômicos das empresas de rating e pelos especialistas em investimentos internacionais. Entende-se tamanho mau humor. O presente cenário não é exatamente um mar de rosas. Além de urgência em sacudir a economia, a nação precisa acertar suas contas públicas, combater a corrupção e criar condições de competitividade para sua indústria. Sem essas medidas, nenhum esforço empreendido pelo governo será de fato proveitoso para o futuro da sociedade brasileira.
No entanto, apesar de todas as dificuldades, o país conta com vários símbolos de excelência, inovação e competência espalhados pelo globo. São exemplos que funcionam como embaixadas informais, que mostram aos estrangeiros que nem tudo vai mal em terras tupiniquins.

RANKING: 20 maiores bilionários do Brasil

Estamos falando das multinacionais brasileiras — um tipo de empresa que era raro até a década de 1990, quando a economia passou pelo processo de estabilização da moeda iniciado pelo Plano Real. Na virada dos anos 2000, contudo, muitas companhias nacionais começaram a enxergar o mercado global com outros olhos que não os de exportadores. Essas empresas passaram a fincar o pé no exterior, numa atitude expansionista que hoje chama a atenção.
São cerca de 400 companhias nacionais com atuação em mais de 56 países, segundo dados do Observatório das Multinacionais Brasileiras da ESPM. Nesse grupo não se encontram empresas exclusivamente exportadoras com escritórios, mas sim aquelas que trazem de sua atividade no exterior percentuais generosos de sua receita. Trata-se, em sua maioria, de companhias que trabalham com valor agregado, ou que até operam com commodities, mas também as exploram em outros países. São empresas que prosperam no exterior, competindo de igual para igual com gigantes mundiais.

MAIS RANKING: 10 empresas mais inovadoras do Brasil em 2015

Desse grupo, FORBES Brasil destaca dez nomes que hoje já incomodam os gigantes de seus setores. E que têm tudo para brigar pela liderança de seus mercados num futuro próximo. Dessas dez, uma chama a atenção — a Embraer. Seja por ter se reinventado totalmente após sua privatização, seja pela consolidação avassaladora com a qual avança num palco dominado por pouquíssimos personagens, a Embraer é um exemplo de gestão, inovação e estratégia. As demais empresas escolhidas para a lista não ficam atrás em excelência. Todas representam com galhardia o que há de melhor no Brasil — e ainda têm, diante de si, um enorme caminho para crescer. Uma amostra de que, pelo menos em nossa iniciativa privada, existe alguma coisa daquele país pelo qual os analistas internacionais se apaixonaram no início da década.

Veja na galeria de fotos a seguir dez empresas brasileiras que fazem muito sucesso no exterior:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Letícia Moreira
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação