15 países com o maior número de milionários

15 de outubro de 2015

iStock

Apesar do cenário de recessão econômica, espera-se que os níveis de riqueza global continuem a crescer a uma taxa anual de 6,5% nos próximos anos – o que significa que, em 2020, alcançará US$ 345 trilhões, 38% acima do nível atual. Algumas coisas permanecerão as mesmas: os Estados Unidos continuarão a liderar os países mais ricos, com quase um terço do total de crescimento global. Mas muito mudará, já que os grandes vetores por trás do crescimento contínuo da riqueza estão localizados nas economias emergentes, que devem crescer rapidamente.

RANKING: 20 maiores bilionários do Brasil

É o que aponta o novo Estudo da Riqueza Global de 2015 do bonco suíço Credit Suisse. A fração da riqueza global dos emergentes poderá alcançar 19% em 2020 (hoje, corresponde a 17%). China e Índia, por exemplo, tendem a apresentar taxas anuais de crescimento acima de 9% nos próximos cinco anos. O crescimento da riqueza chinesa tem sido particularmente forte: em 2000, o tamanho da riqueza chinesa equivalia ao tamanho da dos Estados Unidos em 1939. Quinze anos depois, a riqueza do país asiático alcançou o nível que os Estados Unidos tinham em 1972 (33 anos depois).

MAIS: Como os bilionários controlam a sua vida

O número de pessoas que detêm milhões de dólares também deverá crescer. Estima-se que, em 2020, o número de milionários chineses alcance 2,3 milhões – crescimento de 74% se comparado ao número de hoje. Globalmente, esse número deverá alcançar um total de 49,3 milhões (crescimento de 46%), dos quais 22 milhões viverão na América do Norte, 12,5 milhões na Europa e 8 milhões na Ásia. Pode parecer muito, mas esse grupo de milionários representará, em 2020, apenas 0,7% da população adulta do mundo.

Veja na galeria de fotos os 15 países do mundo com mais milionários (em dólar):

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock