10 maiores estrelas do patrocínio da NBA

17 de fevereiro de 2016

Getty Images

As maiores estrelas da NBA, principal liga de basquete profissional da América do Norte, estiveram em Toronto, no Canadá, no último final de semana para o All-Star weekend, evento de três dias recheado de festas, abundância de celebridades, lançamento de tênis de basquete e um pouco de jogos do esporte no meio, com o famoso Jogo das Estrelas, em que os principais atletas da liga são selecionados para jogar.

O All-Star é também uma chance para os patrocinadores destacarem sua parceria com a NBA e seus melhores jogadores. “A NBA é muito boa em produzir ícones avalizados que transcendem o que ocorre na quadra”, diz Peter Laax, executivo da empresa de pesquisa Repucom. Os dez maiores arrecadadores fora das quadras da NBA irão ganhar pelo menos US$ 8 milhões nesta temporada cada um, e estimados US$ 189 milhões coletivamente.

LEIA TAMBÉM: Los Angeles terá a arena esportiva mais cara do mundo

A NBA está com tudo agora, com uma série de superestrelas cativando as audiências noite após noite. O maior destaque é Stephen Curry, atual detentor do prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP), que colocou o Golden State Warriors em um caminho recorde de 48 vitórias nos primeiros 52 jogos do time.

A Repucom rastreia a percepção dos consumidores de mais de 3.800 celebridades nos Estados Unidos a partir de sete atributos como parte de sua métrica Celebrity DBI. A nota para patrocínios de Curry, que medem se o público o vê como um porta-voz eficiente e se iria comprar um produto que ele endossou, é maior do que a de qualquer outro atleta. Curry ocupa o 9o lugar entre todas as celebridades patrocinadas, na frente de amados ícones americanos como Oprah Winfrey e Taylor Swift, assim como quase 4.000 outras celebridades.

RANKING: 10 bilionários mais bem-sucedidos da NBA

As estrelas da NBA são celebridades globais graças às robustas projeções do esporte internacionalmente, abastecidas em parte por campanhas publicitárias das grandes empresas de tênis Nike e Adidas. Kobe Bryant, por exemplo, tem nível de reconhecimento na China de 76%. O atleta que já participou de 18 Jogos das Estrelas é uma celebridade na China, graças a cinco títulos da NBA e uma década de visitas com a Nike. Bryant é mais conhecido na China, em termos de porcentagem, do que qualquer outro jogador nos Estados Unidos, exceto Bryant e LeBron James. Bryant assinou um abrangente pacto no ano passado com o gigante e-commerce chinês Alibaba. O acordo inclui produtos do jogador e uma nova plataforma de mídias sociais.

James permanece o rei do patrocínio da NBA, com ganhos estimados de US$ 48 milhões nesta temporada fora das quadras. Empresas patrocinadoras amam o alcance de mídias sociais de James, que é um combinado de 66 milhões de pessoas entre Facebook, Twitter e Instagram.

Veja na galeria de fotos o ranking de atletas da NBA que mais ganham em patrocínio fora das quadras:

Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images