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Hoje, para competir, portanto, é preciso ter relevância. No entanto, muitos executivos não vivenciam suas marcas da mesma forma como seus clientes fazem. É por isso que, mais do que nunca, agora é a uma hora fundamental para que executivos, estrategistas ou qualquer outro tomador de decisão conversem com as pessoas que querem engajar ou inspirar.
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As principais marcas têm o compromisso de não faltar com as necessidades de seus clientes, assim como com as tendências do mercado. Elas têm disciplina para executar e desenvolver ideias. Além disso, estão sempre facilitando a vida de seus clientes, criam conexões emocionais com seus consumidores e estão continuamente a procura de novas e criativas maneiras para enfrentar o mercado e diferenciar suas abordagens.
Alguns dos principais quesitos levados em conta foram:
A praticidade que eles proporcionam e a facilidade que seus usuários encontraram no seu uso.
A inovação que é investida e oferecida a seus adeptos e consumidores.
O relacionamento que criam e desenvolvem com os seus consumidores. Isso inclui, principalmente, confiança.
Alguns fatores surpreendentes
Com sua enorme pesquisa, a Prophet descobriu que a grande maioria dos clientes já têm em sua mente quesitos como relevância ou engajamento das marcas que gostam. Mas descobriu também elementos surpreendentes: empresas-monstros da tecnologia, como Google, Snapchat e Facebook não estão classificadas entre as marcas mais relevantes porque receberam notas baixíssimas quanto a confiança que seus usuários depositam nelas. Há uma enorme preocupação sobre a privacidade e a segurança dos dados.
Ainda sobre confiança, é difícil entender o porquê de algumas marcas ainda relutarem na relação com seus clientes. Em suas relações afetivas, você não costuma continuar com alguém que um dia quebrou sua confiança – e não é diferente com as marcas. A confiança é, em qualquer circunstância, uma moeda mais válida do que todas as outras.
Marcas mais tradicionais, como Betty Crocker, Band-Aid e Clorox ficaram dentre os top 25 e, ainda por cima, bateram nomes da moda, como Dove, Under Armour e YouTube. Constatou-se que consumidores enxergam nelas produtos confiáveis e pragmáticos – duas qualidades essenciais para suas boas colocações no ranking.
A relevância das marcas não foi feita às cegas, mas sim, intencionalmente. As marcas mais fortes são aquelas implacavelmente importantes e que fazem diferença da vida dos consumidores.