10 marcas esportivas mais valiosas do mundo

25 de outubro de 2016

ESPN (Reprodução)

A Forbes Fab 40 quantifica o valor das principais marcas esportivas do mundo. Os valores de marca não dizem o quanto as equipes e as marcas valem, o quanto os atletas ganham, ou o quanto os maiores eventos esportivos rendem. Em vez disso, a lista mede o quanto o nome de cada marca por si só contribui para o seu valor ou lucro.

LEIA MAIS: UFC é vendido oficialmente por US$ 4 bilhões

A metodologia para o cálculo do valor de marca é diferente para cada uma das quatro categorias (negócios, eventos, times e atletas). Para a categoria negócios do esporte, o valor da marca é a diferença entre o valor estimado da empresa e o valor estimado de um negócio similar.

A compra de uma marca pode ter grande influência em seu valor. O UFC, por exemplo, foi comprado pela WME/IMG por US$ 4 bilhões. Esta compra valorizou a organização de MMA em US$ 2 bilhões, uma quantia  três vezes maior do que o seu valor um ano atrás. Porém, se o UFC não se tornar mais lucrativo, sua marca pode perder valor.

VEJA TAMBÉM: 50 maiores empresas do mundo em 2016

Juntos, os 10 nomes presentes na lista somam US$ 68,15 bilhões.

Veja na galeria de fotos as 10 marcas esportivas mais valiosas do mundo:

NESN (Reprodução)
Reebook (Reprodução)
YES (reprodução)
UFC (Reprodução)
MLBAM (Reprodução)
Sky Sports (Reprodução)
Under Armour (Reprodução)
Adidas (Reprodução)
ESPN (Reprodução)
Nike (Reprodução)