10 maiores bilionários do Brasil em 2017

31 de agosto de 2017

Principal responsável por formatar as maiores fortunas do Brasil, a bolsa de valores ajudou a garantir a engorda de um grande número de patrimônios na versão 2017. A lista exclusiva de FORBES Brasil chega à sua sexta edição com um novo número recorde de nomes (170) – e com viés de alta entre as fortunas: são 116 bilionários com cifrões maiores que no ano passado, ante apenas 39 com números menores (os demais são novos, retornos ou fortunas divididas).

LEIA MAIS: 20 maiores bilionários do mundo em 2017

O principal motivo da elevada incidência de fortunas encorpadas foi o desempenho do mercado de capitais no último ano: a alta no patrimônio desses poderosos veio na cola do aumento da cotação das empresas que geram sua fortuna. A despeito da crise, entre julho de 2016 e julho deste ano, o principal índice da Bovespa escalou 15%.

A temporada também foi marcada por corpulentas fusões e aquisições envolvendo empresas brasileiras. Por fim, houve a abertura de capital de algumas grandes companhias. Por tudo isso, nomes ausentes em edições anteriores retornaram à lista, enquanto outros fizeram sua estreia na casa do bilhão.

A lista dos bilionários de FORBES Brasil é elaborada a partir da mensuração de participações em empresas, sobretudo de capital aberto, tomando por base o valor das cotações em bolsa no início de julho de cada ano. Não são quantificados bens pessoais.

METODOLOGIA

A lista de bilionários de FORBES Brasil traz uma estimativa de patrimônio de brasileiros, apurada principalmente a partir do valor de mercado das empresas nas quais os citados têm participação acionária total ou parcial. Para as companhias de capital aberto, esse valor foi estabelecido pela cotação em bolsa, considerando-se o preço das ações em 15/7/2017. Para as empresas fechadas, o levantamento é feito por comparação com companhias similares cotadas em bolsa, com deságio de 10%, usando a mesma data de corte. Em alguns casos, a estimativa do valor de mercado foi feita por especialistas do setor. Na lista brasileira, não são levados em conta ativos pessoais, como imóveis (exceto em caso de grande volume, usado como forma de investimento), obras de arte, dinheiro em conta bancária ou outras formas de patrimônio, por falta de acesso a tais informações.

Veja a seguir as 10 pessoas mais ricas do Brasil e a lista completa está na Edição 53 de FORBES Brasil, já nas bancas:

Reprodução/Rede Globo
Getty Images
Elza FiuzaABr
Reprodução/YouTube
Ilustração
Getty Images
Divulgação/Fundação Estudar
Getty Images
Reprodução/Forbes
Divulgação