As previsões de Bill Gates para 2030

21 de setembro de 2017

Getty Images

Diminuir a pobreza e melhorar a saúde em nível global são o combustível da Fundação Bill e Melinda Gates. A entidade criada em 2000 pelo casal bilionário é, atualmente, a maior fundação de caridade do mundo, e vem se apoiando cada vez mais em dados para traçar objetivos audaciosos e medir o sucesso de suas empreitadas. A instituição acaba de lançar um relatório – batizado de Goalkeepers – para disseminar informações, celebrar as conquistas e alertar a sociedade sobre o que pode acontecer caso os investimentos em ações de pesquisa e desenvolvimento sejam interrompidos.

VEJA TAMBÉM: Conheça a rotina diária de Bill Gates

O documento revela, em detalhes, dados sobre 18 pontos cruciais para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para o planeta em 2030. Ele propõe melhorias como a redução no número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, o aumento do acesso a contraceptivos e a redução do número de mortes relacionadas ao HIV.

A proposta é que o Goalkeepers seja divulgado anualmente até 2030 como uma ferramenta de auxílio no diagnóstico de problemas urgentes, na identificação de soluções promissoras, na medição e interpretação de resultados cruciais e no compartilhamento das melhores ações já adotadas em cada caso.

LEIA MAIS: 3 frases de Bill Gates para ajudar investidores

Um dos principais problemas apontados pelo relatório é a mortalidade infantil. Em 2000, a Fundação se juntou a diversos parceiros para lançar o que foi chamado de Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI, da sigla em inglês). Desde então, ela ajudou mais de 70 países por meio da vacinação de 600 milhões de crianças. A iniciativa permitiu que dezenas de nações adicionassem novas vacinas contra doenças que matam crianças, como diarréia e pneumonia, aos seus programas de imunização. Mais de 7 milhões de vidas foram salvas.

Veja, na galeria a seguir, as projeções feitas pela Fundação Bill e Melinda Gates para 2030 para alguns dos pontos críticos levantados pelo relatório em caso de progresso e de regressão dos investimentos. Alguns dos 18 pontos do relatório não aparecem por falta de informações suficientes para a elaboração das projeções.

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock