Descubra quais são os 9 países mais novos do mundo

17 de outubro de 2017

iStock

Na semana passada, o líder catalão Carles Puigdemont assinou uma declaração de independência, mas interrompeu sua implementação para abrir negociações. Seu discurso ansiosamente aguardado é difícil de interpretar, pois foi repleto de ambiguidades e condicionalidades.

VEJA TAMBÉM: Países que mais – e menos – aceitam imigrantes

O governo espanhol rejeitou a declaração de independência que Puigdemont assinou e o vice-primeiro ministro do país o descreveu como alguém “que não sabe onde está ou para onde está indo”. O ministro da Justiça espanhol, Rafael Catala, também reiterou a posição do governo de que o referendo foi ilegal e que seus resultados são inválidos.

Se a altamente disputada proposta de independência da Catalunha se provar bem-sucedida, o Sudão do Sul perderá o título de Estado soberano mais novo do mundo. O país declarou independência do Sudão em julho de 2011, após uma violenta guerra civil, e a atitude foi reconhecida pela maior parte da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos.

Kosovo é atualmente o segundo país mais novo do mundo, pois declarou independência da Sérvia em fevereiro de 2008, e sofre com crimes, tensão étnica e problemas econômicos desde então. Dois outros países dos bálcãs, Sérvia e Montenegro, integram a lista dos mais novos. Eles passaram a existir após a União dos Estados Sérvia e Montenegro se dividir em dois Estados separados, em junho de 2006.

Veja, na galeria de fotos abaixo, os 9 países mais novos do mundo:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock