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Há algumas semelhanças com as ligas esportivas tradicionais. A Riot Games começou a vender franquias por US$ 10 milhões cada uma do seu jogo League of Legends (LOL), no verão do ano passado. A Activision Blizzard começou a vender franquias por US$ 20 milhões para sua Overwatch League, na mesma época. Nomes esportivos icônicos, de New York Yankees e do Houston Rockets a Robert Kraft e Magic Johnson, já entraram nessa.
Segundo a Newzoo, o número de entusiastas de eSports em todo o mundo chegará a 165 milhões em 2018, o que se traduz em um crescimento anual de 15%. As receitas podem crescer 38% neste ano, para US$ 906 milhões, e alcançarão US$ 1,65 bilhão em 2021. A maior parte dos negócios virá da América do Norte (38%) e China (18%). O patrocínio é o maior fluxo de receita (US$ 359 milhões neste ano), seguido por publicidade (US$ 174 milhões), direitos de mídia (US$ 161 milhões), taxas cobradas pela publicação dos jogos (US$ 116 milhões) e merchandise e venda ingressos (US$ 96 milhões).
Os direitos de mídia são os que crescem mais rápido e devem bater a marca de US$ 320 milhões até 2021, tornando-se a segunda maior fonte de receita. Em julho, a Activision Blizzard assinou um acordo plurianual com Walt Disney para transmitir a Overwatch League na TV. O acordo cobre várias redes controladas pela Disney, incluindo ESPN, Disney XD e ABC. A Overwatch já adiciona equipes de expansão, e a Riot Games começou a vender franquias para sua liga europeia.
Os eSports tem sua primeira estrela: Tyler Blevins, mais conhecido como Ninja. Em entrevista à ESPN, ele sugeriu ganhar “sete dígitos” por mês. O jovem tem 3,5 milhões de seguidores no Twitter, 19 milhões de assinantes no seu canal no YouTube e 11 milhões no Twitch.TV, e já apareceu em talk shows populares, incluindo “Ellen”. Ele recebe patrocínios da Samsung, Red Bull e Uber Eats. Ninja é o tipo de jogador que toda empresa de games online deseja.
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Isso levou as empresas de eSports a levantarem muito capital. Em 2017, haviam 74 acordos (a maioria de investidores em capital de risco) no valor de US$ 1,52 bilhão, segundo o PitchBook. A título de comparação, em 2008, eram seis transações no valor de US$ 34 milhões. Até agora, neste ano, já ocorreram 63 transações no valor de US$ 2,34 bilhões. A teoria é: 20% de alguma coisa no valor de US$ 1 bilhão é bem mais interessante que 100% de algo que vale US$ 100 milhões.
As companhias de eSport que ganham os torneios, provavelmente, são aquelas que têm arenas e várias equipes em várias ligas.
A Cloud9 também é muito competitiva. Sua equipe norte-americana de LOL fez sua sexta participação consecutiva neste ano no Campeonato Mundial, a maior sequência de equipes de jogos online. Em julho, o London Spitfire se tornou o primeiro campeão da liga Overwatch. Em janeiro, sua equipe do Counter-Strike, Global Offensive, tornou-se o primeiro time norte-americano a ser homenageado em um grande torneio.
A Team SoloMid, segunda empresa de eSports mais valiosa (US$ 225 milhões) e a única conhecida por operar no azul, é a equipe norte-americana mais vencedora em LOL, com seis campeonatos ganhos. O fundador e ex-jogador, Andy Dinh, tem planos para a TSM ser o Dallas Cowboys da modalidade.
Dinh aposta que uma expansão em Fortnite o ajudará a chegar ao topo. No início deste ano, ele contratou o astro de 19 anos Ali “Myth” Kabbani para sua equipe e investiu US$ 1,5 milhão em uma casa para os seus quatro membros do time de Fortnite, que praticam horas por dia. Isso já começa a valer a pena. Kabbani se tornou a segunda maior estrela no Twitch, com 4,1 milhões de seguidores.
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O que poderia dar errado? Jogos entram e saem de moda, o que significa que as empresas de eSport devem se adaptar rapidamente. Os principais patrocinadores e anunciantes envolvidos com esportes tradicionais, como futebol e beisebol, podem não embarcar na onda de jogos online. Assim, as receitas e projeções poderiam ser reduzidas, e as altas avaliações poderiam cair. Nossas 12 companhias mais valiosas do mundo têm um valor médio de 14 vezes as vendas estimadas para 2018. Isso é muito. Facebook e Amazon, por exemplo, valem 7,4 e 3,8 vezes as receitas estimadas deste ano. Manchester United, a icônica equipe de futebol inglesa de capital aberto, vale 5 vezes mais do que sua receita estimada.
Compilamos meticulosamente nossa lista das 12 empresas de eSport mais valiosas, conversando com donos de empresas, banqueiros e especialistas do setor. Nós nos apoiamos no PitchBook e em outros documentos públicos para fortalecer nossa lista. Nossas avaliações de empresa são baseadas nas avaliações que foram aplicadas durante o aumento de capital mais recente de cada uma delas, transações de eSports comparáveis e suas perspectivas. E incluímos apenas empresas que competem em jogos , excluindo editores de jogos e construtores de arena.
1. NOME: Cloud9
DONOS: Jack and Paullie Etienne
VALOR: US$ 310 milhoões
RENDIMENTO: US$ 22 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 92
NÚMERO DE TIMES: 11
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Overwatch, Fortnite, Counter-Strike: Global Offensive, Rainbow Six Siege, Clash Royale
2. NOME: Team SoloMid
DONOS: Andy Dinh
VALOR: US$ 250 milhões
RENDIMENTO: US$ 25 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 39
NÚMERO DE TIMES: 7
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Fortnite, PlayerUnknown’s Battlegrounds, H1Z1, Clash Royale, Hearthstone
3. NOME: Team Liquid
DONOS: aXiomatic
VALOR: US$ 200 milhões
RENDIMENTO: US$ 17 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 65
NÚMERO DE TIMES: 14
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, DOTA 2, Fortnite, Hearthstone, Rainbow Six Siege, Clash Royale, PlayerUnknown’s Battlegrounds
DONOS: Vision Venture Partners
VALOR: US$ 150 milhões
RENDIMENTO: US$ 11 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 23
NÚMERO DE TIMES: 8
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, H1Z1, Dragonball Fighter 2, Injustice 2, Super Smash Bros, Street Fighter, Shadowverse
5. NOME: OpTic Gaming
DONOS: Infinite Esports & Entertainment
VALOR: US$ 130 milhões
RENDIMENTO: US$ 10 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 52
NÚMERO DE TIMES: 6
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Overwatch, Call of Duty, Counter-Strike: Global Offensive, Fortnite, PlayerUnknown’s Battlegrounds
6. NOME: Fnatic
DONOS: Sam and Anne Matthews
VALOR: US$ 120 milhões
RENDIMENTO: US$ 9 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 45
NÚMEROS DE TIMES: 11
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Fortnite, Call of Duty: Global Offensive, DOTA 2, FIFA, Clash Royale, Rainbow Six Siege
7. NOME: Gen.G Esports
DONOS: Kevin Chou, Kent Wakeford, Michael Li, Philip Hyun, Arnold Hur
VALOR: US$ 110 milhões
RENDIMENTO: US$ 12 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 50
NÚMERO DE TIMES: 7
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Overwatch, PlayerUnknown’s Battlegrounds, Heroes of the Storm, Clash Royale
DONOS: Carlos Rodriguez Santiago, Jens Hilger
VALOR: US$ 105 milhões
RENDIMENTO: US$ 8 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 53
NÚMERO DE TIMES: 11
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, Hearthstone, Fortnite, Rainbow Six Siege, Rocket League, Clash Royale
9. NOME: Immortals
DONOS: Noah Whinston
VALOR: US$ 100 milhões
RENDIMENTO: US$ 5 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 22
NÚMERO DE TIMES: 4
JOGOS PRIMÁRIOS: Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive, Clash Royale, Rainbow Six Siege
10. NOME: Envy Gaming
DONOS: Mike Rufail, Ken Hersch
VALOR: US$ 95 milhões
RENDIMENTO: US$ 5 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 69
NÚMERO DE TIMES: 7
JOGOS PRIMÁRIOS: Overwatch, Call of Duty, Counter-Strike: Global Offensive, Fortnite, PlayerUnknown’s Battlegrounds
11. NOME: 100 Thieves
DONOS: Matthew “Nadeshot” Haag, Scooter Braun, Drake, Dan Gilbert
VALOR: US$ 90 milhões
RENDIMENTO: US$ 5 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 33
NÚMERO DE TIMES: 4
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Fortnite, Call of Duty, Clash Royale
DONOS: MSG
VALOR: US$ 50 milhões
RENDIMENTO: US$ 4 milhões
NÚMERO DE JOGADORES: 45
NÚMERO DE TIMES: 7
JOGOS PRIMÁRIOS: League of Legends, Fortnite, Counter-Strike: Global Offensive, Super Smash Bros, H1Z1, Smite, Clash Royale