FORBES estreia lista Maiores Mulheres na Tecnologia

11 de outubro de 2018

Na última terça-feira (9), mulheres e homens de todo o mundo celebraram “a primeira programadora de computadores”, Ada Lovelace, uma matemática britânica conhecida por seu trabalho pioneiro na área de tecnologia no século 19.

VEJA TAMBÉM: Laurene Powell Jobs e as outras 56 mulheres mais ricas dos EUA

Em sua homenagem, o Dia Ada Lovelace homenageia mulheres que abrem novos caminhos nas chamadas disciplinas Stem (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), tipicamente dominadas por homens e indústrias nas quais a liderança feminina é frequentemente ignorada e até mesmo deixada de fora da história.

Este ano, a FORBES celebra a data com a estreia da lista Maiores Mulheres na Tecnologia. O objetivo é destacar 50 mulheres incríveis de toda a Europa que colocam a tecnologia no centro de seus negócios em ascensão. Ela será seguida por rankings de mulheres líderes no setor também nos EUA e no mundo.

Existem muitas razões para o número desproporcional de fundadoras mulheres na área de tecnologia. Entre elas, estão a maneira como as disciplinas Stem têm sido apresentadas nas escolas, a forma como alguns ambientes de trabalho se mostraram hostis às mulheres e o fato de que há falta de igualdade de gênero nas empresas de capital de risco. No entanto, como a consultoria McKinsey confirmou repetidamente, as equipes com diversidade têm um desempenho superior às equipes formadas apenas por homens – além do impacto positivo no resultado financeiro da organização.

Se a tecnologia é o futuro e queremos que o setor prospere, é preciso celebrar histórias de sucesso de mulheres e inspirar a próxima geração.

Veja, na galeria de fotos a seguir, o primeiro ranking FORBES das Maiores Mulheres na Tecnologia: