Os clientes devem ser o foco de todas as empresas. Na América do Sul, não é diferente. Por aqui, as companhias sul-americanas enfrentam o mundo volátil da instabilidade econômica e da inflação, mas ainda mostram que dar prioridade ao consumidor é a chave que pode levar ao sucesso.
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A estratégia se aplica a todos, em qualquer lugar do planeta, e pode ajudar a criar uma forte vantagem competitiva em todos os setores.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 9 das empresas sul-americanas mais focadas no cliente:
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Arcos Dorados 1. Arcos Dorados: capacitação de funcionários para servir melhor o cliente
A Arcos Dorados, sediada na Argentina, é a maior franqueada independente do McDonald’s do mundo, com lojas em mais de 20 países da América Latina. A marca se concentra na “cultura de serviço” e incentiva seus funcionários a atenderem os clientes de forma personalizada. Os colaboradores são envolvidos e devidamente treinados, o que significa que eles podem oferecer soluções criativas e uma ótima experiência para todos os clientes. A Arcos Dorados é um bom lugar para se trabalhar, e isso se reflete em como a equipe trata os clientes.
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GettyImages 2. Santander: criação de soluções inovadoras e prontas para o cliente
Um dos maiores bancos da América do Sul, o Santander conta com mais de 44 milhões de clientes em 6.000 agências. Embora seu alcance seja amplo, a instituição financeira personaliza cada filial para atender às regulamentações e à cultura do país e fazer com que os clientes se sintam à vontade. O banco diz estar sempre atento e pronto para oferecer soluções inovadoras.
No Chile, o Santander administra os Work Cafes, combinação de café e banco que torna conveniente e agradável para os clientes a experiência de fazer um depósito, trabalhar remotamente e tomar uma xícara de café.
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Farmacorp 3. Farmacorp: preços e programas de fidelidade para impressionar os clientes
A maior cadeia farmacêutica da Bolívia se conecta com os clientes em cada etapa de sua jornada. A empresa usa dados de todas as suas transações para acompanhar as tendências de consumo e oferecer os melhores produtos e preços. A Farmacorp conquista sua clientela com preços competitivos, e os mantém com serviços personalizados e programas de fidelidade. Todos os funcionários da Farmacorp estão engajados na cultura do “primeiro o cliente” e sabem a importância do papel que desempenham.
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Concentrix 4. Concentrix Brasil: relacionamentos pessoais com os clientes
A empresa de serviços empresariais Concentrix é bem avaliada no Brasil, e tudo se resume ao relacionamento com o consumidor. A companhia trabalha com cada demanda B2B individualmente para melhor entender às necessidades e oferecer recomendações e atendimento personalizados. Quando os clientes têm dúvidas, podem obter respostas personalizadas em vez de ficarem sem rumo. A Concentrix Brasil diz estar focada em fazer o que for preciso para ajudar sua clientela a reduzir os custos e aumentar seus negócios.
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Magazine Luiza 5. Magazine Luiza: teste online de produtos para os clientes
Pode ser difícil encontrar mobília certa virtualmente, mas também é um desafio para as lojas terem espaço para grandes quantidades de estoque. O Magazine Luiza percebeu que seus clientes queriam ver os produtos, por isso, surgiu uma solução inovadora que permite experiências personalizadas. A loja virtual permite que os consumidores vejam e testem os produtos, em seguida, realizem o pedido online. A operação é especialmente eficaz em cidades menores que não possuem estabelecimentos de venda de móveis, mas ainda assim querem bons produtos.
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AIRA 6. AIRA: tecnologia para solucionar problemas dos cliente
A AIRA (Assistente de Recrutamento de Inteligência Artificial), baseada no Chile, entende as dificuldades de seus clientes e usa a tecnologia para criar soluções inovadoras. Encontrar novos funcionários pode ser frustrante e demorado. A AIRA encontrou os pontos mais problemáticos para os recrutadores e criou um sistema de inteligência artificial para postar vagas de emprego, ler e classificar todos os currículos e até mesmo realizar entrevistas em vídeo. O sistema também classifica as respostas de cada candidato e a compatibilidade geral com a empresa pretendida. A companhia obtém ainda feedback regular de seus clientes para melhorar o serviço.
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ContaAzul 7. ContaAzul: adaptação às necessidades do cliente
O foco no cliente também se aplica ao segmento B2B. A ContaAzul viu que muitas pequenos empreendimentos não conseguiam sobreviver no Brasil por causa do complicado sistema tributário, por isso, começou a conversar com os clientes e a entender suas necessidades. A empresa criou programas de contabilidade online acessíveis, especificamente adaptados ao sistema tributário brasileiro. A companhia conversa constantemente com consumidores e proprietários de pequenos negócios por meio de seminários virtuais e conferências para saber o que eles mais precisam para prosperar.
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SambaTech 8. Samba Tech: busca da melhor tecnologia para os clientes
Como a maior plataforma de vídeos online da América Latina, a Samba Tech gerencia o conteúdo de grandes marcas internacionais. A empresa se concentra em streaming ao vivo e ensino à distância e se coloca à frente da tecnologia para garantir que seu serviço de vídeo seja confiável. Para que isso aconteça, a companhia se mantém atualizada em relação às tendências tecnológicas e de consumo para maximizar a banda larga e assim sempre garantir o material que os usuários desejam ver.
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Protubanco 9. Produbanco: transformação conforme as demandas dos clientes
Com sede no Equador, o Produbanco coloca os clientes no centro dos produtos que oferece e da tecnologia que usa. A companhia descobriu que eles preferem serviços automatizados e, então, passaram por uma transformação digital. Entretanto, mesmo com opções de autoatendimento, todos os funcionários do Produbanco trabalham para construir relacionamentos pessoais com os clientes e os ajudar em suas jornadas financeiras. À medida que o banco aumenta seus produtos para pequenas empresas, fornece recursos extras, que inclui um serviço de consultoria para ajudar a clientela a se sentir confortável com suas decisões financeiras.
1. Arcos Dorados: capacitação de funcionários para servir melhor o cliente
A Arcos Dorados, sediada na Argentina, é a maior franqueada independente do McDonald’s do mundo, com lojas em mais de 20 países da América Latina. A marca se concentra na “cultura de serviço” e incentiva seus funcionários a atenderem os clientes de forma personalizada. Os colaboradores são envolvidos e devidamente treinados, o que significa que eles podem oferecer soluções criativas e uma ótima experiência para todos os clientes. A Arcos Dorados é um bom lugar para se trabalhar, e isso se reflete em como a equipe trata os clientes.
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