Países com as taxas mais altas de vacinação da gripe

14 de janeiro de 2019
Getty Images

Em países em desenvolvimento, a população com o maior risco de ser infectada pela gripe são as crianças

Ficar gripado pode ser um risco de vida para muitos. Crianças pequenas, pessoas com doenças pré-existentes e idosos têm uma probabilidade maior de não resistir a uma grave infecção viral. Até 650 mil pessoas morrem por causa da gripe todos os anos ao redor do mundo. Em países industrializados, a maioria dessas mortes ocorre na faixa etária acima dos 65 anos. Em vista disso, é surpreendente saber que poucas pessoas idosas são regularmente vacinadas contra a doença, mesmo nas nações mais prósperas.

LEIA MAIS: 10 melhores países para negócios em 2019

As taxas de vacinação contra a gripe variam amplamente em todo o globo. Ao mesmo tempo que países como a Coreia e o México ficam no topo da lista, com índices de imunização entre idosos acima dos 80%, nações industrializadas como Espanha, Japão e França só conseguem vacinar cerca de metade de sua população na terceira idade. Segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que promove o bem-estar social e econômico ao redor do planeta, Alemanha, Noruega e Dinamarca apresentam números ainda piores, vacinando apenas entre 30% e 40% dos idosos.

Nações que vacinam muitas pessoas idosas geralmente fazem isso como resultado de programas de imunização do governo, voltado diretamente para os idosos. No Brasil, por exemplo, as campanhas de vacinação acontecem desde 1999, país onde as doses contra a gripe são oferecidas gratuitamente.

Em países em desenvolvimento, a população com o maior risco de ser infectada pela gripe são as crianças, segundo a pesquisa da Organização Mundial de Saúde. Na maioria das vezes, as taxas de imunização nas nações mais pobres são significativamente menores ou nem sequer são contabilizadas e divulgadas. Mas uma taxa de imunização alta nem sempre se traduz em uma diminuição significativa no número de mortes pela gripe. Os pesquisadores também devem prever os períodos de surto e as possíveis mutações do vírus com precisão, e os hospitais devem ser capazes de disponibilizar o cuidado certo para ajudar eficazmente um paciente com a doença.

Veja, na galeria de fotos abaixo, os países com as maiores porcentagens de vacinação contra a gripe na faixa etária acima dos 65 anos de idade:

13. Estônia: 2,8%
12. China: 7%
11. Tailândia: 12%
10. Alemanha: 34,8%
9. Japão: 51%
8. Espanha: 51,4%
7. Israel: 59,8%
6. Estados Unidos: 69,1%
5. Reino Unido: 70,5%
4. Brasil: 71,8%
3. Austrália: 73%
2. México: 82,3%
1. Coreia do Sul: 84,4%