Os melhores e piores países para fazer amigos

8 de abril de 2019

Cerca de 92% dos expatriados alegam que estão felizes com sua vida e os que vivem no México são os mais felizes do mundo.

Resumo da Matéria:

  • México, Bahrein, Sérvia, Costa Rica, Equador, Uganda, Colômbia, Taiwan, Israel e Portugal são os melhores países para os estrangeiros fazerem amigos;
  • Os estrangeiros não apenas acham o México o melhor lugar para fazer amigos, como também costumam ser mais realizados com sua vida em geral;
  • Kuwait, Suécia, Dinamarca, Suíça, Arábia Saudita, Alemanha, Noruega, Finlândia, Áustria e Estônia são os países mais difíceis de fazer amizade segundo os estrangeiros.

Encontrar amigos pode ser um grande desafio para os estrangeiros. Apenas 57% dos estrangeiros acham fácil construir novas amizades no exterior, enquanto uma parcela um pouco menor do que 45% afirma que conseguiu estabelecer laços com cidadãos locais. Essas descobertas estão na mais recente pesquisa da Expat Insider, um dos mais extensivos estudos sobre vida e trabalho no exterior, conduzido anualmente pela InterNations, a maior comunidade de exilados do mundo. Com base nos dados de mais de 18 mil entrevistados, a empresa compilou um ranking dos destinos onde é mais fácil, e também mais difícil, fazer amigos.

LEIA MAIS: 5 maneiras de construir boas amizades no trabalho

A pesquisa revela que o México é o melhor país para estabelecer amizades, seguido por Bahrein, Sérvia, Costa Rica, Equador, Uganda, Colômbia, Taiwan, Israel e Portugal. Os resultados destacam o impacto positivo que uma boa rede social pode ter sobre os imigrantes: os estrangeiros que vivem em nove, desses dez países, não apenas acham fácil fazer amigos como também são mais satisfeitos com sua vida de modo geral. Somente a Sérvia não segue esse padrão. Cerca de 92% dos expatriados alegam que estão felizes com sua vida e os que vivem no México são os mais felizes do mundo.

No outro extremo, os estrangeiros que vivem no Kuwait (pior colocação da lista), Suécia, Dinamarca, Suíça, Arábia Saudita, Alemanha, Noruega, Finlândia, Áustria e Estônia (que ficou em 59º lugar), costumam ter mais dificuldade em fazer amigos. Por isso, aqueles que vivem em nove desses países encontram-se insatisfeitos com sua vida no geral – apenas os exilados na Estônia estão acima da média global.

Veja, na galeria abaixo, a lista com os 10 melhores países para se fazer amigos:

1. México 82% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 77% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 92% estão felizes com a vida em geral.
2. Bahrein 77% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 68% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 88% estão felizes com a vida em geral.
3. Sérvia 73% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 79% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 71% estão felizes com a vida em geral.
4. Costa Rica 76% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 73% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 84% estão felizes com a vida em geral.
5. Equador 77% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 67% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 86% estão felizes com a vida em geral.
6. Uganda 75% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 68% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 81% estão felizes com a vida em geral.
7. Colômbia 73% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 73% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 84% estão felizes com a vida em geral.
8. Taiwan 76% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 63% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 86% estão felizes com a vida em geral.
9. Israel 73% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 66% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 83% estão felizes com a vida em geral.
10. Portugal 75% alegaram facilidade em fazer novos amigos; 64% revelaram facilidade em fazer amigos locais; 89% estão felizes com a vida em geral.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr