Bloomberg doa milhões para divulgar arte pública nos EUA

23 de outubro de 2014

Um novo programa para desenvolver e apoiar projetos temporários inovadores de arte  em ambientes públicos foi anunciado no início deste mês pela Bloomberg Philanthropies. O grupo anunciou o “Public Art Challenge”, convidando os prefeitos e presidentes de empresas em cidades de todo os EUA, com 30.000 moradores ou mais, para apresentação de propostas para financiar projetos que, segundo eles, “envolvem as comunidades, aumentam a criatividade e enriquecem a vitalidade das cidades”, bem como demonstrar uma estreita colaboração entre artistas ou organizações artísticas e o governo da cidade. Pelo menos três cidades serão selecionadas para receber até US$ 1 milhão a cada dois anos.

“Projetos de arte pública desempenham um papel vital em trazer nova energia para as cidades”, disse Michael R. Bloomberg em um comunicado. “Nova York recebeu cerca de 500 instalações de arte pública temporárias durante o meu tempo como prefeito, e vimos o quão poderoso isso pode ser. A Bloomberg Philanthropies continua fortemente empenhada em apoiar a arte pública e os artistas”.

Artes visuais e performativas, incluindo instalações multimídia, serão consideradas. Estratégias de engajamento público fortes estão entre os fatores de qualificação para os projetos escolhidos. Os vencedores serão selecionados em maio. Os projetos tem de ser concluídos durante um máximo de 24 meses.

Artes públicas apoiadas pela Bloomberg Philanthropies incluem Dazzle Ship do artista Tobias Rehberger em Londres; We The People, de Dahn Vo em Nova York.

Em 2013, a Bloomberg Philanthropies distribuiu $ 452.000.000. No mês passado, a empresa anunciou financiamento de US$ 125 milhões para uma competição para combater mortes em estradas.