O sucesso do Kakao pode ser atribuído ao tempo dedicado por Kim em iniciar sua empresa, diz Joseph Chung, analista da consultoria internacional Woori Investment & Securities. Os smartphones chegaram ao país em torno de 2009, e Kim rapidamente aproveitou a oportunidade para desenvolver um serviço que pudesse substituir os serviços de SMS. Ele lançou o KakaoTalk em março do ano seguinte, de graça, e diretamente para os coreanos.
Kim e sua equipe também foram rápidos em criar ferramentas para o Kakao, especialmente jogos que tornaram os usuários mais dependentes do serviço. “As pessoas duvidavam que poderia ser rentabilizado apesar de ter sido um grande ganhador de tráfego”, conta Chung. “Mas Brian Kim teve uma visão sobre como monetizar jogos sociais como aqueles que ficaram famosos em os EUA”.
Na verdade, a empresa está produzindo novos produtos e ideias que farão do KakaoTalk um serviço ainda mais onipresente na vida dos seus usuários. No ano passado, a empresa lançou aplicativos de música e de estilo. No mês passado, a empresa entrou no jogo de pagamentos móveis com o KakaoPay, e um serviço de táxi ligado a smartphone que estará disponível em breve. Para o bilionário, o universo móvel é cada vez maior.