A Toyota produziu globalmente 10,08 milhões de unidades, enquanto a Volkswagen entregou 9.930.600 unidades no mesmo período. A norte-americana GM permaneceu em terceira com 9,8 milhões de veículos.
NÃO PERCA: 14 marcas de luxo que mais venderam carros em 2015
As posições se mantiveram em 2010, mas, em 2011, o terremoto no Japão abalou as estruturas da Toyota, que perdeu o lugar para a GM e só foi retomá-lo no ano seguinte, graças à sua bem-sucedida estratégia de venda.
Tudo parecia encaminhado para a Volkswagen que, em 2014, já havia assumido o segundo lugar. No entanto, seu famoso plano de expansão até 2018 foi por água abaixo quando, no segundo semestre do ano passado, estourou o escândalo de fraudar os testes de combustível para se adequarem às metas ambientais.
VEJA TAMBÉM: Os maiores erros de CEOs em 2015
ENTENDA: VW estima prejuízo de US$ 2,19 bilhões após escândalo de irregularidade nas emissões de CO2
Após os escândalos globais e uma série de prejuízos, Winterkorn teve de deixar o cargo de CEO no final do ano passado. Matthias Müller assumiu e vem, silenciosamente, esquecendo o plano de crescimento e metas.
A Toyota, por outro lado, vem crescendo de acordo com sue número de vendas e investindo progressivamente em tecnologia e inovação.