Gigantes tecnológicas travam batalha da inteligência artificial

6 de novembro de 2016

Getty Images

A inteligência artificial, antes combustível para ficção científica nos livros e no cinema, já é uma realidade. As maiores empresas do planeta estão cada vez mais perto de robôs parecidos com humanos e casas inteligentes e conectadas.

RANKING: 70 maiores bilionários do Brasil em 2016

À medida que a Google continua a fazer a transição do computador de mesa para os aparelhos móveis, a computação já está seguindo em direção a múltiplas telas e, em alguns casos — como no da caixa de som inteligente Echo, sucesso-surpresa da Amazon —, a nenhuma tela. As interações com os aparelhos e aplicativos estão se transformando rapidamente em conversas de duas vias, às vezes utilizando “robôs” inteligentes desenvolvidos pela Microsoft, pelo Facebook e por outras empresas.

RANKING: 20 maiores bilionários de tecnologia

Diferentemente dos aplicativos, esses robôs rodam em serviços de comunicação como o Messenger, do Facebook (900 milhões de usuários), ou o Skype, da Microsoft (300 milhões de usuários). A Google tem o Gmail, que é amplamente difundido (mais de um bilhão de usuários), mas não dispõe do tipo de sistema de mensagens moderno que os mais jovens preferem.

RANKING GERAL: 70 maiores bilionários do mundo em 2016

Veja na galeria de fotos o que as maiores empresas de tecnologia do planeta têm feito sobre inteligência artificial:

Getty Images
iStock
iStock
Getty Images
Getty Images