O que você considera marketing nas redes sociais? Para muitos negócios e marcas, a resposta é simples: uma oportunidade de publicar conteúdo relevante, crescer sua base de seguidores e gerar liderança e engajamento. Mas e se te dissermos que essa definição é muito limitada e que você pode estar perdendo o que poderia ser a parte mais importante do marketing?
Todos os dias, incontáveis pessoas que fazem parte do seu público-alvo discutem tópicos que têm relação com a sua marca, seja direta ou indiretamente. Eles não se importam se você sabe do que eles estão falando ou não e também não tomam nenhum tipo de iniciativa para que essas discussões cheguem às redes sociais da sua empresa.
Para ter engajamento com esse público, você deve saber onde encontrar essas conversas e como se relacionar com elas. Em outras palavras, você deve prestar atenção ao social listening – algo como “ouvinte social”, em português, ou a arte de ouvir o que vem das redes sociais. Parece óbvio, mas poucas marcas fazem isso. Na realidade, apenas 24% dos negócios adotaram a prática em 2015.
Veja na galeria de fotos 5 maneiras para obter engajamento com o seu público-alvo nas redes sociais: