Parceria entre Wegmans e Hillside colabora para a educação e geração de empregos

25 de fevereiro de 2017

Por volta da metade dos anos 1980, os baixos níveis de graduação da escolas públicas da cidade de Rochester, em Nova York, colaboravam para a perpetuação de um ciclo de pobreza – fato comum em áreas urbanas de todo o mundo. Sem um diploma e as habilidades básicas para entrar no mercado, poucas oportunidades de trabalho surgem para os jovens – e essa dificuldade pode permanecer pelo resto de suas vidas.

No Wegmans Food Markets, um grupo de supermercados de Rochester que, atualmente, é considerado líder nacional em seu setor, uma tendência diferente foi observada no meio da década: apesar de sua forte reputação em contratar jovens, a Wegmans estava tendo um índice altíssimo de rotatividade entre os funcionários menores de idade. Os custos de recrutamento agressivo, treinamento e programas de retenção estavam aumentando apenas para manter estável o nível de empregos e a qualidade de serviço consistente.

A companhia desenvolveu, então, a solução para o desafio com a criação do programa Wegmans Work-Scholarship Connection, em que representantes de organizações em prol da juventude entram em contato com estudantes que apresentam risco de não concluir o ensino básico. O programa firmou uma parceria com a Hillside Family of Agencies, em 1997, e começou então a ajudar os jovens a completarem o ensino médio, propondo várias atividades complementares como mentoria e acompanhamento personalizado, preparação para a faculdade e habilidades básicas para o trabalho. A iniciativa também conta com parcerias com a família dos estudantes, professores e comunidade – incluindo os funcionários das empresas participantes, que desempenham um papel importante no sucesso de muitos participantes.

Atualmente, 20 empregadores participam da Wegmans Work-Scholarship Connection para fornecer oportunidades de trabalho para mais de 800 jovens que estão matriculados nas escolas. O programa está presente em Rochester, Syracuse, Buffalo, Rome e Salamanca, em Nova York; Prince George’s Countty, em Maryland; Washington; e Distrito de Columbia.

Os mais de 4.000 jovens que anualmente participam da iniciativa obtém níveis de graduação bem acima da média entre os estudantes de suas regiões – e aqueles que estão trabalhando com os parceiros do programa tem o maior índice de graduação entre todos.

O grupo Wegmans permaneceu próximo e é o parceiro-líder para os estudantes participantes da Hillside Work-Scholarship Connection. Como complemento para ajudar no sucesso de uma população de baixa renda, a companhia também implementou melhorias dramáticas em seu recrutamento e nas iniciativas de retenção. Quase 600 alunos do programa estão empregados nas lojas da rede, e as taxas de rotatividade entre os empregados menores de idade diminuiu para apenas 30% em comparação aos 100% de 1987 – poupando a companhia de gastos anuais de US$ 1,4 milhão. Muitos empregados permanecem no Wegmands mesmo após a formatura: atualmente, 617 formados trabalham nas mais variadas posições no grupo, incluindo 21 estagiários no programa de treinamento de gerência.

Para manter esse nível de sucesso, a Wegmans é um parceiro ativo. Há uma comunicação constante entre a empresa e os representantes de organizações juvenis com o objetivo de dar suporte aos estudantes, para que eles mantenham um nível equilibrado entre os estudos, trabalho, família, vida social e planos. Os melhores empregadores ainda adotam a prática de tomar nota sobre os desempenhos acadêmicos e o trabalho, e procuram ajustar com os jovens os turnos conforme suas necessidades. As métricas mostram que esse envolvimento leva a ótimos resultados.

Após visualizar o potencial entre uma parceria para beneficiar os estudantes em risco e executar o plano, a Wegmans e a Hillside Family of Agencies criaram uma solução inovadora para um problema recorrente. Ao trabalhar perto de cada participante, eles estão ajudando, a cada ano que passa, mais jovens a completarem o ensino médio, a faculdade e a estabelecerem uma carreira.