Quando os nigerianos buscam artigos de luxo, eles se direcionam ao Polo Luxury, empresa que opera na região oeste da África, com vários pontos de venda. A loja, fundada em 1991, é a única autorizada a comercializar marcas como Rolex, Hublot, Cartier, Gucci e Dolce & Gabbana.
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Jennifer Obayuwana, filha do fundador, e atualmente diretora executiva da companhia, conta: “Meu pai foi o primeiro a trazer o luxo para a Nigéria, há 30 anos. Ele tinha uma loja incrível, que vendia relógios Fendi e Patek Philippe. Os relógios ainda são o nosso maior e mais lucrativo segmento”.
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Dentro da companhia Polo Luxury, o braço Polo Limited, especializado em relógios de luxo, canetas e artigos de couro para o público masculino, é o mais rentável. Em 2014, por iniciativa de Jennifer, foi criada a Polo Avenue, focada em bolsas de luxo, sapatos e malas. “Os nigerianos são bem conservadores, então é difícil vender uma marca nova. O que nós fazemos é forçar a divulgação nas redes sociais, o que colabora para o boca a boca. Pode ser difícil às vezes, pois muitos clientes preferem ficar com marcas de luxo clássicas. No momento, a bolsa Dionysus, da Gucci, está vendendo muito.”
Jennifer faz questão que a experiência de compra na loja seja prazerosa. Ela criou a “magic hour” (hora mágica), que acontece entre 15h e 18h, quando champanhes são servidos para os clientes, enquanto uma playlist – que toca, predominantemente, Beyoncé – anima o ambiente.
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Apesar das altas taxas de importação em artigos de luxo, a diretora nunca permitiu que isso afetasse a estratégia de preços: “Nossos valores são comparáveis ao da Europa. Esse é o modelo de preços que adotamos. Não seria justo penalizar os clientes. Isso significa que devemos ser mais cautelosos com os custos internos”.
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Outro perfil crescente de clientes é o de estrangeiros. “Nós estamos observando um aumento de consumidores da elite da África. Africanos de Angola e do Congo, que viajam a trabalho para cá, acabam comprando. Assim como os funcionários das embaixadas aqui localizadas.”
No momento, a empresa está no processo para lançar lojas exclusivas das marcas Longine, Rolex e Cartier, e está pensando em também fazer isso com as grandes grifes de roupas.
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Além de oferecer o luxo internacional online, Jennifer também vai comercializar marcas locais, uma nova investida para a Polo Avenues: “Nós vamos ser um marketplace para algumas marcas exclusivas da Nigéria. Nos últimos dez anos, os designers africanos colaboraram muito para a indústria global da moda. Por isso, vamos oferecer os produtos, a fim de alavancar os estilistas locais”.