No ano passado, o Facebook introduziu o emoji “reactions” no feed de notícias como uma alternativa ao botão “curtir”. Os emojis, que incluem “curti”, “amei”, “haha”, “uau” e “grr”, se tornaram tão populares que foram usados cerca de 300 bilhões de vezes no período de um ano. Recentemente, a rede social confirmou que as reações no feed pesam mais na conta do algoritmo do que as simples curtidas, o que influencia, consequentemente, no destaque das publicações.
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“Estamos sempre testando maneiras de tornar o Messenger mais divertido e de aumentar o engajamento. Esta é uma pequena simulação onde permitimos que as pessoas compartilhem emojis que traduzam seus sentimentos em relação à mensagem”, afirmou o Facebook em declaração à Constine.
A rede social também disse que vê o botão “não curti” como uma maneira de dizer “não” a algo. O Messenger é frequentemente usado para planejar e coordenar um evento ou atividade, então as reações seriam como responder positiva ou negativamente.
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Quando a Apple lançou o iOS 10 em setembro de 2016, incluiu uma funcionalidade que era similar ao emoji de reações para o iMessage, batizada de Tapback. Ela permite que você clique em uma mensagem de texto e responda com um emoji. O feedback que o Facebook receberá pelos emojis de reações durante o teste vai determinar o quão rápido ele será lançado para todos os usuários.
Há especulações, ainda, de que o Facebook também estaria testando uma ferramenta que combate notícias falsas.