Facebook Inc. domina o cenário das mídias sociais

27 de julho de 2017

iStock

iStock

Só o Facebook alcança mais de 2 bilhões de pessoas por mês (iStock)

A maioria das pessoas trata o Facebook como sinônimo da rede social de mesmo nome. Entretanto, a Facebook Inc. é muito mais do que isso. Junto com o WhatsApp e o Messenger, a companhia é dona de três das maiores mídias sociais e serviços de mensagens do mundo. Só o Facebook alcança mais de 2 bilhões de pessoas por mês e tanto o WhatsApp quanto o Messenger também ultrapassaram o marco de 1 bilhão recentemente. A Tencent, empresa chinesa por trás do WeChat e do Qzone, está perto de 1 bilhão de usuários no total, mas ainda não chega perto das marcas da Facebook Inc..

LEIA TAMBÉM: Os 25 Melhores CEOs do Brasil

O que todos os serviços que fazem parte do gráfico abaixo têm em comum é a grande atratividade para anunciantes. Eles não apenas possuem centenas de milhões de usuários, mas também têm a habilidade de mirar em grupos específicos, com base no que as pessoas gostam ou não e em comportamentos do passado. É por isso que a publicidade nas mídias sociais cresceu tanto nos últimos anos. Apenas nos Estados Unidos, espera-se que a receita gerada com anúncios nas mídias sociais alcance US$ 17,8 bilhões este ano, ainda com perspectivas de crescimento no futuro.

Veja, no gráfico, os usuários ativos mensalmente em cada uma das redes sociais e serviços mais expressivos da atualidade – com exceção do Snapchat, cujos dados são de usuários diários. As informações foram levantadas a partir de resultados entre dezembro de 2016 e julho de 2017: