Como engajar seus clientes em responsabilidade social

4 de setembro de 2017

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Historicamente, os empreendedores não construíam empresas pensando em responsabilidade social. Tudo isso, porém, mudou com a internet. Graças à ela, informações sem precedentes sobre empresas começaram a ser vazadas e acessadas. Revelações sobre exploração de trabalhadores, degradação ambiental e relações políticas contaminadas se tornaram virais. Clientes começaram a comprar com consciência, já que passaram a ter subsídios para isso. As sensações negativas sobre as práticas insensatas e negligentes de empresas levaram a um movimento em direção à responsabilidade social corporativa. Hoje, as companhias se preocupam com o tema e adotaram políticas nesse sentido – mas muitas delas têm dificuldade em fazer com que os clientes saibam disso.

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Uma pesquisa conduzida pela empresa de relações públicas Edelman revelou que 70% dos consumidores disseram que pagariam mais por um produto ou serviço de uma empresa que apoia causas dignas. Mais da metade dos entrevistados garantiu que ajudaria a promover tais marcas. No entanto, apenas 39% dos consumidores conheciam empresas que apoiam boas causas sociais.

Isso acontece porque a responsabilidade social implica em algum tipo de ação para “melhorar a sociedade” – e, até então, essas atividades normalmente excluíam os clientes. Muitas empresas de consumo certificam seus produtos com os selos “Fair Trade”, “Rainforest Alliance” e outros. Muitas empresas de tecnologia B2B, seguindo a liderança da Salesforce, doam 1% de seu tempo, lucro e produto para ações de caridade. Todas essas abordagens são admiráveis, mas não envolvem os clientes, o que faz com que não sejam amplamente conhecidas.

No entanto, é possível que as empresas engajem seus clientes em iniciativas de responsabilidade social. Há muitas maneiras de fazer isso, e a oportunidade mais inexplorada é a participação cívica.

As empresas normalmente se escondem do ativismo porque assumir uma posição pode afastar certos clientes. Esse é um risco, mas defender uma causa também pode aumentar a credibilidade e atrair uma massa de embaixadores.

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Veja, na galeria de fotos, 4 maneiras de engajar seus clientes nas iniciativas de responsabilidade social da sua empresa:

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